Categoria Politica  Noticia Atualizada em 29-01-2013

Israel e Vaticano fazem reunião sobre disputas legais e financeiras
Disputas envolvem propriedades da Igreja Católica em Jerusalém. Negociações se arrastam há 14 anos.
Israel e Vaticano fazem reunião sobre disputas legais e financeiras

Israel e a Santa Sé realizaram uma reunião "séria e construtiva" nesta terça-feira (29) em Jerusalém sobre as disputas legais e financeiras relativas às propriedades da Igreja Católica na Terra Santa, de acordo com um comunicado conjunto.

A comissão permanente bilateral de trabalho entre Israel e a Santa Sé "observou que progressos significativos ocorreram e espera uma rápida conclusão" das negociações que se arrastam há 14 anos.

Depois de anunciar nas últimas reuniões plenárias da comissão que a maioria dos problemas haviam sido resolvidos e um acordo final estava próximo, ambas as partes concordaram em se reunir novamente em junho, no Vaticano.

A delegação vaticana foi presidida pelo sub-secretário para as Relações com os Estados, bispo Ettore Ballestrero, enquanto a equipe israelense foi conduzida pelo vice-ministro das Relações Exteriores, Danny Ayalon, que deixará o cargo após as eleições de 22 de janeiro.

Para chegar a um acordo sobre as propriedades da Igreja na Terra Santa, a comissão se reúne duas vezes por ano em sessão plenária, uma vez em Jerusalém e outra no Vaticano, para discutir as questões pendentes.

Desde 1999, o Vaticano e Israel retomaram as negociações para a conclusão de um acordo sobre a propriedade da igreja, a isenção de impostos sobre o rendimento das atividades comerciais das comunidades cristãs e o estatuto jurídico da Igreja Católica.

A Santa Sé exige o reconhecimento pleno dos direitos jurídicos e patrimoniais de congregações católicas e a confirmação das isenções fiscais beneficiadas pela Igreja desde o nascimento de Israel, em maio de 1948, e que as Nações Unidas pediram a Israel para honrar.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir