Categoria Geral  Noticia Atualizada em 30-01-2013

Tropas francesas controlam aeroporto e cidade de Kidal com ajuda tuaregue
As tropas francesas controlavam na manh� desta quarta-feira o aeroporto de Kidal, a �ltima grande cidade do nordeste do Mali em poder dos grupos fundamentalistas.
Tropas francesas controlam aeroporto e cidade de Kidal com ajuda tuaregue
Foto: AFP

Fontes do Estado-Maior do Ex�rcito franc�s confirmaram a tomada de controle do aeroporto, onde pelo menos um avi�o franc�s havia aterrissado.

A emissora de r�dio "France Info", citando fontes no local, detalhou que a cidade estava nas m�os dos tuaregues, que nos �ltimos dias se mobilizaram para colaborar com os franceses para expulsar os fundamentalistas do norte do Mali.

A chegada dos franceses a Kidal acontece poucos dias depois de outras duas grandes cidades do norte do pa�s, Gao e Timbuktu, serem tomadas pelo Ex�rcito do Mali, quase sem oferecer resist�ncia.

Kidal, que fica a cerca de 1.500 quil�metros de Bamaco e n�o muito longe da fronteira argelina, era o reduto do Ansar al Dine, grupo aliado � Al Qaeda no Magrebe Isl�mico (AQMI).

O ministro franc�s das Rela��es Exteriores, Laurent Fabius, em entrevista publicada hoje pelo jornal "Le Parisien" assinalou que "libertar Gao e Timbuktu" fazia parte do plano da interven��o de seu pa�s, que tem inten��o de se retirar "rapidamente".

Na entrevista, concedida no avi�o que o levava � confer�ncia de doadores para Mali realizada ontem na capital da Eti�pia, Fabius n�o quis especificar se Kidal era o outro grande objetivo da opera��o militar e se limitou a dizer que havia que preservar "o efeito surpresa".

Quanto � facilidade do avan�o das for�as francesas e malinesas para tomarem o controle das grandes cidades do norte do pa�s, advertiu que � preciso desconfiar.

"Entramos em uma fase complicada, na qual haver� altos riscos de atentados e de sequestros. Os interesses franceses em toda a regi�o do Sahel est�o amea�ados", ressaltou, antes de acrescentar que j� haviam refor�ado as medidas de seguran�a, mas apesar de tudo "n�o estamos a salvo de um golpe duro".

"Demorar� tempo para que a amea�a terrorista seja realmente descartada", analisou o ministro franc�s, que admitiu que os franceses "mataram muitos".

De acordo com os c�lculos dos servi�os secretos franceses, citados pelo mesmo ve�culo, v�rias centenas de militantes fundamentalistas morreram nos 20 dias de guerra.

Fabius afirmou que "os terroristas est�o desorganizados" e "sabem que podemos escutar seus ve�culos de comunica��o, o que limita sua capacidade de rea��o".

Fonte: noticias.terra.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir