Categoria Informativo CDL  Noticia Atualizada em 30-01-2013

Lucro no comércio depende do controle de custos

Lucro no comércio depende do controle de custos
Foto: GOOGLE

Até a década de 90, as empresas varejistas de uma maneira geral enfrentavam pouca concorrência e se nivelavam entre si. Hoje, ao contrário, o mercado caracteriza-se por uma forte concorrência, principalmente, com a chegada de grandes redes no comércio até mesmo nas cidades do interior.

Lançadas ao aumento dessa competição entre grandes e pequenos que disputam os mesmos clientes, as empresas viram suas margens de lucro caírem drasticamente. Atualmente, para se manter no mercado, as lojas devem fazer contas em centavos na apuração de seus lucros. Esse novo cenário exige uma busca contínua por estratégias competitivas, integração de novas tecnologias e informações, adoção de modelos de gestão de custos e formação de preços, visando acompanhar as constantes transformações e garantir uma lucratividade sem deixar de atender às necessidades dos consumidores.

Variáveis do negócio

A redução dos custos, a eliminação das perdas e a otimização dos processos tornaram-se fatores importantes para a sobrevivência das empresas nesse ambiente de elevada competitividade. O varejista precisa entender que o lucro não vem só da relação entre preços e volumes de venda. Os custos têm um peso vital. Para se ter lucro, é preciso conter custos, considerando inclusive os centavos.

Porém, é necessário que o empresário conheça detalhadamente o conjunto de variáveis internas e externas que compõem o seu negócio, analisando cuidadosamente itens como: custos, despesas, receita, estoques, compras, funcionários, estrutura, mix, localização, público-alvo, demandas de mercado, ação da concorrência, oferta e procura, entre outros.

Com essas informações, ele poderá enxergar o seu negócio como um todo, identificar os problemas e oportunidades e tomar decisões sobre estratégias que envolvem desde formação de preços, ofertas de produtos, contenção de despesas, melhorias até ações mercadológicas para atrair o consumidor.

Controle

Para uma gestão eficaz, visando à redução dos custos e à lucratividade, é preciso exercer o controle a partir da anotação de todas as informações sobre a loja, desde os gastos em cada item até a receita. Seja no papel, em planilhas ou nos inúmeros programas de computador para este objetivo, esse controle permite à empresa visualizar tudo o que acontece no dia a dia, principalmente em que, quanto, como e onde está gastando mais ou menos.

Mas não basta só registrar os dados. É importante saber usar essas informações e analisar o que elas representam para a empresa. Assim, o empresário poderá entender como ocorrem os custos e como detê-los para obter uma boa margem de lucro. Com o controle dos custos, junto à adoção de um planejamento, aumentam as chances de sucesso da loja.

• A dificuldade maior talvez seja a mudança de comportamento das pessoas envolvidas nesse processo e que resistem a mudar seus hábitos. Para implementar esses controles é indispensável ter disciplina e, sobretudo, estar aberto para novas aprendizagens, buscando orientações, capacitações e formas de inovar.


    Fonte: CDL de Itapemirim e Marataízes
 
Por:  CDL Marataízes e Itapemirim    |      Imprimir