Categoria Geral  Noticia Atualizada em 30-01-2013

Cinzas do ator Walmor Chagas serão lançadas na Serra da Mantiqueira
Pedido foi feito por Walmor ainda em vida, segundo amigos e família. Filha ainda não definiu a data da cerimônia, que será reservada.
Cinzas do ator Walmor Chagas serão lançadas na Serra da Mantiqueira
Foto: g1.globo.com

As cinzas de Walmor Chagas, cremado no último dia 19 de janeiro, após ser encontrado morto em seu sítio em Guaratinguetá (SP), serão lançadas na mesma região onde viveu as duas últimas décadas, a Serra da Mantiqueira. A decisão de Maria Clara Becker Chagas, filha do ator, atende ao pedido do pai.

De acordo com o Crematório Parque das Flores, em São José dos Campos (SP), onde ele foi cremado um dia após a morte, as cinzas foram retiradas pela filha no último sábado (26), oito dias após Chagas ter morrido com um tiro na cabeça.

O lançamento das cinzas será feito em uma cerimônia reservada cuja data ainda não foi definida, informou a porta voz da família, Rejane Machado, que é amiga e produtora de Maria Clara e Walmor há 23 anos.

Ela disse ainda que pai e filha estiveram juntos nos últimos dias da vida dele em São Paulo. Ele foi à capital para consultas médicas. "Ela ia junto com ele ele aos médicos, era uma filha dedicada, que sempre cuidou dele", disse ao G1. Ainda abalada, Maria Clara preferiu não dar entrevista.

Morte
Walmor Chagas foi encontrado morto dentro do sítio onde vivia em Guaratinguetá no último dia 18 com um tiro na cabeça. Ele estava sentado e com uma arma calibre 38 em seu colo.

Um funcionário do ator foi o primeiro a encontrar o corpo. Um laudo da perícia apontou que Walmor Chagas tinha resíduos de pólvora na mão direita, que foi usada para efetuar o disparo. A polícia confirmou o suicídio.

Carreira
Walmor Chagas nasceu em Porto Alegre em 28 de agosto de 1930. No começo dos anos 50, foi para São Paulo em busca de uma chance no cinema.

Em 1952, Chagas fundou o Teatro das Segundas-Feiras, com Ítalo Rossi, encenando "Luta até o amanhecer", de Ugo Betti. Ele estreou no Teatro Brasileiro de Comédia em 54, na peça "Assassinato a domicílio", de Frederick Knott, com direção de Adolfo Celi.

Ao lado de Eva Wilma, o ator estreou no cinema em "São Paulo Sociedade Anônima" (1965), de Luís Sérgio Person, interpretando Carlos, um jovem da classe média. Sua primeira novela foi na TV Globo em 1974, na trama de "Corrida do ouro".

Em 1992, Chagas chegou a apresentar o programa "Você decide". Após oito anos afastado dos palcos, o ator retornou em 1999 na peça "Um equilíbrio delicado".

Seus últimos trabalhos foram "Cara ou Coroa" e "A Coleção Invisível", no cinema; e as novelas "A favorita" e "Os mutantes", na televisão. Chagas era viúvo da atriz Cacilda Becker, com quem teve uma filha, Maria Clara Becker Chagas.

A organização do Prêmio Shell de Teatro anunciou no dia 21 de dezembro de 2012 que Walmor Chagas seria o grande homenageado na edição de 2013 do evento, que deve acontecer em março, "por seu papel histórico como ator e produtor em 64 anos de atividade no teatro brasileiro".

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir