Categoria Geral  Noticia Atualizada em 31-01-2013

Blogueira dissidente cubana Yoani Sánchez obtém passaporte e pode viajar
Yoani Sánchez afirmou nesta quarta-feira que recebeu seu passaporte atualizado para viajar ao exterior, depois da aprovação de novas regras em Cuba, que flexibilizam as saídas e entradas de seus cidadãos depois de décadas de restrições.
Blogueira dissidente cubana Yoani Sánchez obtém passaporte e pode viajar
Foto: noticias.terra.com.br

Yoani, de 37 anos, é autora do blog Generación Y (www.desdecuba.com/generaciony) e uma das vozes mais críticas dentro da blogosfera cubana.

A blogueira questiona, normalmente, o que descreve como "falta de liberdade" na ilha. Ela havia tido negada diversas vezes a permissão para sair do país, restrições que foram eliminadas com a entrada em vigor de novas regras migratórias dia 14 de janeiro.

A reforma migratória era uma das mais esperadas na ilha.
"Incrível!! Me ligaram em casa para me dizer que já estava pronto meu passaporte! Acabam de me entregar! :-)", escreveu Yoani em seu Twitter, @yoanisanchez.

Entrou em vigor em Cuba este mês uma nova legislação migratória que flexibiliza as viagens. Apenas os atletas de alto rendimento, militares e outros cubanos com cargos de alto escalão terão que pedir uma autorização às autoridades para viajar por questões pessoais.

"Aqui está, agora falta poder embarcar nesse avião", acrescentou. "Estou feliz e triste: por um lado já tenho meu documento para viajar, nas vários amigos como @JAngelMoya não terão permissão :-S", escreveu.

A bloqueira refere-se ao cubano Angel Moya, um dos 75 opositores condenados a 20 anos de prisão em março de 2003 e que recebeu liberdade condicional em 2011, nas não pode viajar ao exterior até que cumpra sua sentença. (Reportagem de Nelson Acosta)

Fonte: noticias.terra.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir