Categoria Geral  Noticia Atualizada em 31-01-2013

Tailiê Tonetto usa a criatividade para desenvolver projetos com valor social
Aos 24 anos, a designer de produtos e interiores busca o reconhecimento. Por meio do trabalho, ela espera contribuir com o bem-estar das pessoas.
Tailiê Tonetto usa a criatividade para desenvolver projetos com valor social
Foto: g1.globo.com

Tailiê Gomide Tonetto

24 anos
Nasceu em São Bernardo do Campo – SP
Mora em São Caetano do Sul – SP

Tailiê parece uma menina! O sorriso é fácil, o jeito é doce e o talento impressiona. Aos 24 anos, a designer de produtos e interiores coleciona prêmios e indicações. Em 2009, foi finalista do V Concurso de Criação de Brinquedos, com o Projeto "Jogo dos Sentidos"; em 2010, foi finalista do Prêmio Tok&Stok de Design Universitário, com o projeto IceSea; em 2012, ganhou o 3° Concurso de Design de Móveis Casas Bahia, com o projeto "Estante Ibaté"; no mesmo ano, foi vencedora do IDEA Brasil, o maior e mais importante concurso de design do país. Tailiê e outros quatro designers concorreram com o projeto NeoB, um sanitário público móvel ecológico, uma alternativa aos banheiros químicos atuais.

Há poucos anos, a vida era bem diferente. "Morei até os 18 anos em um sítio, sem computador ou internet. Minha vida era simples e lenta. Meu pai e irmã são arquitetos, minha mãe professora de artes e meu avô era um artista plástico "amador". Tudo isso permitiu que eu tivesse um contato forte com a arte e desenvolvesse a criatividade", conta.

A designer acredita que o interesse pela criação já existia antes mesmo de entender o que é a profissão. "Quando criança, o que eu mais gostava de fazer era inventar meus próprios brinquedos, objetos, acessórios. Penso que o desejo de ser designer já existia".

Com poucos anos de carreira, Tailiê valoriza seu instinto e não deixa espaço para a falta de experiência. "Todo mundo tem seu ponto forte e sua essência. O que procuro fazer é acreditar no meu ponto forte e respeitar meus gostos. Nunca quis seguir outra profissão, por ser mais fácil de entrar no mercado de trabalho ou por ser melhor remunerada. Acredito que isso tem me ajudado profissionalmente".

Ela não troca uma saída com os amigos pela internet e acha que as relações virtuais se tornam superficiais, mas reconhece a importância da rede para a carreira. "A internet ajuda bastante, pois uso durante pesquisas para o desenvolvimento de novos produtos e também para mostrar meus interesses, podendo atingir uma quantidade maior de pessoas".

Sonhar pequeno "é para os fracos". Quando o papo é sobre o futuro, Tailiê pensa grande! "Gostaria de um dia, quem sabe na Copa de 2014 ou nas Olimpíadas de 2016, ver instalado nas calçadas e praças, o banheiro ecoeficiente que fiz com meus quatro colegas. Isso seria uma realização enorme. O que quero é ter a oportunidade de realizar cada vez mais projetos alinhados ao conceito de design social. Sonho em vê-los contribuindo, na prática, com o bem-estar das pessoas".

O foco da carreira é sempre contribuir de alguma forma para a sociedade, criando objetos e desenvolvendo projetos que atendam as necessidades das pessoas no dia a dia. "Como profissional procuro desenvolver projetos com funcionalidade. Design estético só é bom se for feito com reutilização de materiais. Procuro viver de forma honesta e ser solidária com as pessoas. Considerando que faço parte da sociedade, fazendo minha parte sei que o mundo já estará um pouco melhor".

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir