Categoria Geral  Noticia Atualizada em 01-02-2013

Pelo menos 25 mortos e 101 feridos em explosão na sede de petroleira no México
Pelo menos 25 pessoas morreram e 101 ficaram feridas em uma explosão por causas desconhecidas na quinta-feira na sede central da petroleira estatal Pemex, na Cidade do México, onde prossegue a busca por sobreviventes.
Pelo menos 25 mortos e 101 feridos em explosão na sede de petroleira no México
Foto: dinheirodigital.sapo.pt

Uma nuvem de fumaça envolveu a Torre Pemex. As ruas próximas ficaram repletas de vidros quebrados, enquanto ambulâncias e helicópteros retiravam os feridos.

"Até o momento reportamos o falecimento de 25 pessoas, 17 mulheres e oito homens", disse em uma entrevista coletiva o secretário de Governo (ministro do Interior) Miguel Ángel Osorio Chong, que também anunciou o balanço de 101 feridos, dos quais 46 continuam hospitalizados.

Osorio Chong disse que não é possível determinar a causa do acidente até o fim das investigações.
"Seria uma grande irresponsabilidade sem os elementos completos, suficientes, anunciar qualquer informação".

A explosão aconteceu na torre B do complexo, mas também afetou o prédio principal, de 214 metros de altura e 54 andares.

"O chão tremeu, como se fosse um terremoto. Retornei e vi toda a parte inferior do edifício destruída, não dava mais para entrar", relatou à AFP Astrid García Treviño, que trabalha no complexo.

"Tinha saído do edifício dois minutos antes, seguia para a farmácia quando os vidros explodiram. Foi um grande barulho", completou.

Os funcionários deixaram o edifício em meio a cenas de pânico.

O presidente mexicano Enrique Peña Nieto, que seguiu para a sede da Pemex para supervisionar as tarefas de resgate, disse que a busca entre os escombros continuará nas próximas horas.

"Dei instruções aos socorristas para que não descansem, nem interrompam os trabalhos de auxílio e de apoio, além de qualquer proposta técnica, em todos os lugares com escombros", disse.

Peña Nieto também fez um apelo para que as pessoas não especulem sobre a origem da explosão.

Osorio Chong destacou que não é possível afirmar com certeza se há pessoas presas nos escombros e seu número.

A explosão ocorreu às 15h40 (19h40 de Brasília), no momento da saída da maior parte dos 3.500 funcionários que trabalham no prédio.

"Foi dramático, o prédio balançou e, de repente, estávamos entre os escombros. Não conseguíamos nem ver as pessoas que estavam ao nosso lado", disse a jornalistas Cristian Obele, um funcionário da Pemex, que disse que estava no edifício B2 da torre quando ocorreu a explosão.

As instalações da Pemex, a maior empresa mexicana e uma das dez maiores companhias de petróleo do mundo, registraram acidentes mortais nos últimos anos.

Em setembro passado um incêndio em uma reserva de gás perto de Reynosa (Tamaulipas, nordeste do México) provocou a morte de pelo menos 30 pessoas e deixou 25 feridos, no mais grave acidente ocorrido nas instalações da petroleira.

Em dezembro de 2010, 29 pessoas morreram no incêndio de um oleoduto no centro do país.
Em outubro de 2007, mais de 20 trabalhadores morreram depois de terem se jogado na água por causa de um vazamento fora descontrolado de óleo em uma plataforma marítima da Pemex na chamada sonda de Campeche, no Golfo do México.

Fonte: wwww.em.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir