Categoria Geral  Noticia Atualizada em 02-02-2013

Seul detecta nova atividade ligada a teste nuclear da C. do Norte
A intelig�ncia sul-coreana detectou novos ind�cios de atividade na base norte-coreana de Punggye-ri, o que indica que o teste nuclear anunciado pela Coreia do Norte pode acontecer a qualquer momento, explicou neste s�bado um porta-voz do governo de Seul.
Seul detecta nova atividade ligada a teste nuclear da C. do Norte
Foto: portuguese.ruvr.ru

"Detectamos, em um t�nel na parte sul das instala��es de Punggye-ri, que os trabalhos que supostamente fazem parte dos preparativos para o teste nuclear entraram em sua �ltima fase", afirmou o porta-voz em declara��es recolhidas pela ag�ncia Yonhap.

Ontem, fontes do governo sul-coreano asseguraram que a Coreia do Norte havia instalado equipamentos de medi��o na base, situada no noroeste do pa�s, e que tinha coberto a entrada do t�nel na parte oeste das instala��es em um aparente tentativa de evitar a vigil�ncia por sat�lite.

"A Coreia do Norte poderia realizar o teste tanto no t�nel oeste como no t�nel sul. De fato, as atividades no t�nel sul poderiam estar destinadas a desviar nossa aten��o do t�nel oeste. Por isso estamos vigiando cada movimento de perto", acrescentou hoje o porta-voz do Executivo sul-coreano.

A base de Punggye-ri, que conta com pelo menos tr�s entradas � rede de t�neis e com v�rios edif�cios auxiliares, � o local onde os analistas consideram que acontecer� o teste, dado que o regime comunista de Pyongyang usou estas instala��es nos que realizou em 2006 e 2009.

A Coreia do Norte confirmou na semana passada que executar� em breve um teste nuclear e que este seria "de maior n�vel" que esses dois anteriores. Isto poderia significar que a Coreia do Norte utilizaria pela primeira vez ur�nio altamente enriquecido, segundo avaliaram analistas sul-coreanos e americanos nos �ltimos dias.

O regime de Kim Jong-un anunciou sua inten��o de realizar a nova detona��o nuclear depois que o Conselho de Seguran�a da ONU ampliou as san��es ao pa�s pelo lan�amento de um foguete de longo alcance em dezembro, que considerou um teste encoberto de m�sseis bal�sticos de longo alcance.

Coreia do Sul e EUA prometeram responder de forma contundente caso a Coreia do Norte realize seu anunciado teste nuclear, por consider�-lo uma amea�a a sua seguran�a.

Fonte: noticias.terra.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir