Categoria Cultura  Noticia Atualizada em 06-02-2013

Grupos de maracatu se modernizam para atrair jovens e manter a cultura
Eles t�m o desafio de fortalecer a tradi��o para encarar o futuro. Maracatu virou um ponto de cultura.
Grupos de maracatu se modernizam para atrair jovens e manter a cultura
Foto: g1.globo.com

Os grupos de maracatu est�o se modernizando para atrair os jovens e para manter a tradi��o no carnaval de Pernambuco. O ber�o do maracatu rural � a Zona da Mata do estado, regi�o da cana-de-a��car.

Cortadores de cana e agricultores trabalham duro pra investir no maior patrim�nio: o traje imponente do caboclo de lan�a, um dos personagens mais marcantes do carnaval. O amor pelo maracatu passa de pai pra filho.

Se engana quem pensa que o maracatu � s� festa. Por tr�s de todo brilho da roupa de gala dos canavieiros, existe um grande desafio: o de fortalecer a tradi��o para encarar o futuro.

O maracatu se organizou, elaborou projetos e foi buscar recursos. Atraiu parceiros nos governos Federal e Estadual. Virou um ponto de cultura. Os jovens se tornaram educadores.

Novos artes�os foram formados pra perpetuar a arte das mi�angas e lantejoulas que cobrem o figurino dos caboclos. � um novo of�cio para quem trocou a enxada pela agulha. A valoriza��o do maracatu mudou a vida de muitos canavieiros.

Aos 75 anos de idade, mestre Duda, poeta dos versos de improviso do maracatu, celebra os bons tempos do fortalecimento da cultura do povo. Cerca de 120 grupos e mais de 10 mil pernambucanos levam adiante a tradi��o que d� mais beleza ao carnaval.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir