Categoria Educação  Noticia Atualizada em 06-02-2013

Preso é aprovado em educação física na Universidade Federal de Viçosa
Bruno Eduardo Oliveira Reis, de 32 anos, está detido há mais de um ano. Justiça vai analisar pedido de transferência para que ele assista às aulas.
Preso é aprovado em educação física na Universidade Federal de Viçosa
Foto: g1.globo.com

O detento Bruno Eduardo Oliveira Reis, de 32 anos, é um dos aprovados no vestibular de educação física da Universidade Federal de Viçosa (UFV), na Zona da Mata, em Minas Gerais. Reis cumpre pena por receptação, adulteração de chassi e furto qualificado na Penitenciária Doutor Manoel Martins Lisboa Junior, em Muriaé, na mesma região, e já cumpriu mais de um ano dos nove anos e oito meses aos quais foi condenado.

O aluno concluiu o ensino médio na prisão e é um dos 3.141 inscritos na última edição do Exame Nacional do Ensino Médio Prisional (Enem Prisional), em Minas Gerais. Com a média de 666,40 pontos e nota máxima na prova de redação, ele conquistou uma vaga na primeira chamada do processo seletivo e já está matriculado. Segundo a Pró-Reitoria de Ensino, não há registros de que outro detento tenha sido estudante da universidade.

De acordo com a Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), por meio do advogado, Reis vai pedir à Justiça permissão para ir às aulas, de forma presencial. Também há a possibilidade de ele ser transferido para o Presídio de Viçosa, para facilitar a frequência, mas ainda falta acertar este procedimento.

A reitora Nilda de Fátima Ferreira Soares disse que a UFV espera a chegada dos estudantes em maio, quando começa o primeiro semestre letivo de 2013, incluindo Reis. Ainda segundo a professora, a instituição oferece para os alunos apoio acadêmico necessário por meio de programas de tutoria e de monitoria para suporte em atividades e processos de aprendizagem, bem como promove palestras, orientações, eventos e serviços na Divisão Psicossocial para garantir uma boa qualidade de vida na universidade.

Em Minas Gerais, cerca de 6 mil detentos estudam enquanto cumprem pena. Das 129 unidades prisionais no estado, 67 possuem escolas. A cada 12 horas de aula que um detento frequente, ele tem um dia reduzido da condenação.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir