Categoria Geral  Noticia Atualizada em 07-02-2013

Coreia do Norte teria rejeitado visita de enviado chinês
A Coreia do Norte teria rejeitado a proposta da China de enviar ao país um representante especial para pedir ao regime de Kim Jong-un que desista de realizar o seu anunciado terceiro teste nuclear, informou nesta quinta o jornal Chosun Ilbo.
Coreia do Norte teria rejeitado visita de enviado chinês
Foto: br.noticias.yahoo.com

O diário, que citou fontes diplomáticas sem identificá-las, assegura que China e Coreia do Norte não conseguiram chegar a um acordo após várias tentativas de Pequim de pressionar o seu histórico aliado comunista a não produzir um teste atômico em breve.

Há alguns dias, a China teria proposto à Coreia do Norte dirigir a Pyongyang o seu enviado especial para assuntos da península coreana, Wu Dawei, mas o regime expressou sua rejeição à iniciativa, segundo as fontes citadas pelo Chosun Ilbo.

Além disso, autoridades diplomáticas dos dois países demonstraram divergências depois que Pyongyang anunciou em 24 de janeiro a intenção de realizar o teste nuclear, ação criticada pela China mas que o Governo norte-coreano considera de legítima defesa.

Enquanto isso, na Coreia do Sul a presidente eleita do país, Park Geun-hye, e os principais líderes da oposição emitiram um comunicado conjunto no qual expressaram sua preocupação pelo possível teste atômico.

A Coreia do Norte "enfrentará uma forte resposta" da comunidade internacional e da ONU se seguir adiante com essa ideia e "outras provocações", expressaram em seu comunicado os líderes políticos da Coreia do Sul.

Fonte: noticias.terra.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir