Categoria Policia  Noticia Atualizada em 07-02-2013

HRW condena sistema indiano de combate ao abuso infantil
A lei do sil�ncio impera nos casos de abuso sexual infantil na �ndia, al�m da lentid�o de setores como o policial na hora de proteger as v�timas, denuncia a Human Rights Watch (HRW) em um relat�rio apresentado nesta quinta-feira.
HRW condena sistema indiano de combate ao abuso infantil
Foto: m.jn.pt

O ato de lan�amento em Nova D�lhi de "Rompendo o sil�ncio: O abuso sexual infantil na �ndia" gerou uma grande expectativa devido � onda de conscientiza��o no pa�s ap�s estupro coletivo, tortura e assassinato de uma jovem em dezembro passado.

A diretora para a �sia do Sul da HRW, Meenakshi Ganguly, assegurou que "o sistema indiano de combate ao abuso sexual � inadequado, porque os mecanismos do governo n�o garantem a prote��o das crian�as", por isso as pessoas "n�o t�m f� nas institui��es".

"J� � bastante dif�cil que um menor abusado sexualmente ou seus parentes denunciem o caso ou pe�am ajuda e, em vez de tratar esses casos com sensibilidade, as autoridades indianas frequentemente humilham e voltam a traumatizar �s v�timas", disse Meenakshi.

Segundo o relat�rio, na �ndia 7.200 casos de abuso sexual infantil s�o denunciados por ano, embora os especialistas estimem que um grande n�mero de viola��es n�o � publicado para proteger a "honra" da fam�lia ou pela neglig�ncia da pol�cia.

No ato, participou a presidente da Comiss�o Nacional para a Prote��o dos Direitos da Crian�a, Shanta Sinha, que afirmou que � preciso garantir o bom funcionamento da lei para que o menor obtenha justi�a.

"Devemos ajudar todo aquele que consegue romper o sil�ncio e proporcionar-lhe justi�a (...) e os maiores desafios s�o melhorar a pol�cia e saber mostrar � fam�lia os passos a seguir na hora de denunciar um abuso", analisou Shanta.

Fonte: noticias.terra.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir