Categoria Geral  Noticia Atualizada em 07-02-2013

Musa da Portela cuida de "porquinho" de estimação de 250 kg no Rio
Alice divide o tempo entre a paixão pela escola e o amor pela veterinária. A bela tem cerca de 25 bichos em sua casa na Zona Oeste.
Musa da Portela cuida de
Foto: g1.globo.com

A musa da Portela Alice Alves, de 28 anos, divide o tempo entre a paixão pela escola e o amor pelos bichos. Veterinária, a jovem cuida, em uma grande casa na Zona Oeste do Rio de Janeiro, de diversos animais, entre eles, "Bebê", um suíno que pesa quase 250 kg. Alice abriu as portas do seu lar para o G1, nesta quinta-feira (7), para mostrar como concilia a profissão com a idolatria pelo samba e o casamento de 10 anos com o engenheiro Josemar Fernandes.

"A chegada do meu "gordinho", carinhosamente chamado pela nossa família, vem de cinco anos atrás. Minha sogra, enfermeira chefe do Hospital Getúlio Vargas, o ganhou como presente em forma de gratidão de um casal de pacientes. Imediatamente após sua chegada, fez questão de me ligar, perguntando se eu gostaria de ficar com ele, pois era muito pequenininho e nem sabia o que poderia oferecer para sua alimentação", contou Alice.

A musa, revelou ao G1, que "Bebê" requer atenção especial e que ter um "porquinho" era um sonho de infância. Para a sua alimentação, segundo a veterinária, é necessária uma ração Premium, que vem da Argentin, que não contém tanta gordura como as rações encontradas no Brasil.

Além da alimentação, Alice informou que o suíno necessita de vacinas semestrais, banhos semanais, impermeabilizante de cascos, chão adequado, ambiente climatizado, que Alice providencia com um aparelho de ar condicionado.

"Partindo do princípio de que o animal seria criado para posterior abate, independente de com quem ficasse, fiquei muito triste, pois por incrível que pareça, era um sonho de infância. Eu tinha um porquinho rosa de borracha que fez parte por muito tempo dos meus brinquedos favoritos", contou.

O filhote, porém, ao chegar na casa da musa, estava com uma doença que apresentava risco de vida denominada "diarreia suína". Segundo Alice, a doença é comum entre filhotes da espécie.
" O empenho para a sobrevivência não teve medidas: medicação injetável, muito carinho e fé. E tudo isso só poderia ter um resultado: a cura. Os meses se passaram e o primeiro aninho de vida, com direito a uma festa de aniversário. Hoje, meu filhotão se aproxima dos 250 kg de pura gostosura", revelou, animada.

Paixão pelos animais
A paixão pelos bichos surgiu na infância, quando em Cascadura, Zona Norte do Rio de Janeiro, o pai militar criava diversos tipos de animais em um grande quintal. "Nasci no meio deles. Não poderia ser diferente. Acordar com o som dos animais não tem preço. Eles eram os meus verdadeiros ‘brinquedos’. Meu pai sempre nos incentivou. Queria ser criadora como ele era", contou.

Além do "Bebê", Alice tem quatro cães, o mais novo com 14 anos, seis gatos, 10 pombos, dois jabutis, um galo, um agaporne e um sabiá. Entre os pombos, está Luma, de 14 anos. De acordo com a veterinária, as aves, que também necessitam de cuidados especiais, não sobreviveriam se fossem colocadas em ambiente naturais.

"Eu tenho um pombo que peguei na rua após ser atropelado. Tadinho, ele é todo quebrado, eu preciso colocá-lo em pé para ele se alimentar. Meu sabiá tem pino nas duas asas. Se eu os devolvesse para o ambiente natural, eles não sobreviveriam nem três dias. Muitos deles surgiram na minha vida através de clientes que não sabiam como iriam cuidar dos bichos", contou.

Alice declarou ainda que já teve gambás, lagartos, roedores como hamsters, ratos brancos, além de porquinhos da índia, mico, arara e muitos cães e gatos. "Fiz um trabalho de recuperação e adoção. Fiz cursos, estágios, treinamento com animais silvestres e pós graduação em Clínica Médica e Cirúrgica", afirmou.

Portela
Para dar conta da medicina veterinária, os bichos de estimação, a dança cigana e flamenca, a malhação, a Portela e o casamento, Alice revelou que o segredo é a perseverança e o amor. "Se tem amor envolvido, tudo se torna mais fácil. E não é diferente com a Portela, escola do meu coração e da minha família também", contou.

A veterinária desfila pela agremiação há 14 anos em carros alegóricos e neste ano estreia como musa, após um convite do Presidente Nilo Figueiredo. "Isso soou muito forte em meu coração. Somente um portelense por natureza entenderia o que estou relatando. A responsabilidade é grande, mas a cobrança é muito maior comigo mesma", declarou.

"Minha expectativa nesse primeiro ano como musa é ajudar minha escola a brilhar e trazer o 22º título tão esperado para a comunidade de Oswaldo Cruz e Madureira , contribuindo com muito samba no pé e muita energia positiva", disse.

Casamento
Casada há 10 anos com o engenheiro Josemar Fernandes, Alice contou ainda que o marido a apóia em todos os momentos. "O maridão é o amigo de todas as horas. Na dor, na alegria, nas conquistas, nos projetos. É um grande incentivador. É meu fã número 1! Me apóia em tudo e quando sobra tempo me acompanha. Ciúmes,acredito que todo o ser humano tem, mas transmito muita segurança e isso é fundamental! O tempo de relacionamento também influencia,afinal, são anos! Deus criou ele só para mim", revelou.



Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir