Categoria Geral  Noticia Atualizada em 08-02-2013

Suicida detona explosivos em Gao, perto de soldados do Mali
Um terrorista suicida morreu ao detonar os explosivos que carregava nesta sexta em Gao, no nordeste do Mali, perto de soldados malinenses, um dos quais ficou levemente ferido, afirmou um oficial do ex�rcito malinense.
Suicida detona explosivos em Gao, perto de soldados do Mali

O homem "se aproximou de n�s de moto, ele era um Tamashek (tuaregue), e quando se aproximava detonou seus explosivos", afirmou Mamadou Keita, acrescentando: "Morreu imediatamente e entre n�s h� um ferido em estado leve".

Esta opera��o suicida ocorre um dia ap�s o porta-voz de um grupo islamita do norte do Mali, o Movimento para a Unidade e a Jihad na �frica Ocidental (Muyao), fazer uma declara��o reivindicando a coloca��o de minas, ataques a comboios militares e a utiliza��o de terroristas suicidas nesta regi�o.

"Muyao est� por tr�s da explos�o de dois carros do ex�rcito malinense entre Gao e Hombori" (norte), afirmou este porta-voz, Abu Walid Sahraoui. Tamb�m disse que seu grupo havia "conseguido criar uma nova zona de conflito, organizar ataques a comboios e organizar suicidas".

Gao, a maior cidade do norte do Mali, foi arrebatada no dia 26 de janeiro pelo ex�rcito franc�s e do mali das m�os dos grupos islamitas armados, incluindo o Muyao, que a ocuparam durante meses.

Ataque em Bamaco
Al�m do ataque suicida em Gao, v�rias pessoas ficaram feridas quando soldados de diferentes corpos do ex�rcito malinense atacaram em Bamaco um acampamento de "boinas vermelhas" pr�ximos ao ex-presidente Amadou Toumani Tour�, derrubado em mar�o de 2012.

"Desde as 06h00 locais (04h00 de Bras�lia), militares fortemente armados, de diferentes corpos, atacaram o acampamento. Neste mesmo momento est�o disparando contra nossas mulheres e nossos filhos", declarou Yaya Bouar�, um "Boina Vermelha" que se encontra no acampamento atacado. "H� v�rios feridos no acampamento", acrescentou. Suas declara��es foram confirmadas por habitantes do acampamento.

Fonte: noticias.terra.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir