Categoria Religi�o  Noticia Atualizada em 11-02-2013

Governo pede a embaixador consulta sobre viagem de futuro Papa ao Brasil
Embaixador no Vaticano diz que formalizar� consulta � c�pula da Igreja. Futuro Papa deve participar da Jornada da Juventude, em julho, no Rio.
Governo pede a embaixador consulta sobre viagem de futuro Papa ao Brasil

O Pal�cio do Planalto acionou na manh� desta segunda (11) o embaixador brasileiro no Vaticano, Almir Franco de S� Barbuda, para tentar confirmar se o futuro Papa estar� presente � Jornada Mundial da Juventude, prevista para julho, no Rio de Janeiro.

Em entrevista ao G1, por telefone, S� Barbuda relatou que, assim que tomou conhecimento da ren�ncia de Bento XVI, informou o gabinete do ministro das Rela��es Exteriores, Antonio Patriota.

O embaixador conta que tamb�m manteve contato com integrantes da Secretaria Geral da Presid�ncia da Rep�blica, pasta comandada pelo ministro Gilberto Carvalho. Ex-seminarista, Carvalho desempenha um papel informal de interlocutor do governo Dilma Rousseff com a Igreja Cat�lica.

Segundo o embaixador, o Planalto pediu que ele confirmasse junto �s autoridades da Santa S� se, apesar da ren�ncia de Bento XVI, estaria mantida a participa��o do sucessor no encontro dos jovens cat�licos, no Rio.

"O governo quer saber como fica a Jornada Mundial da Juventude. Segundo os contatos que tenho tido, a Jornada ficar� igual, no Rio. S� que, em vez do Bento XVI, ir� o novo Papa. Isso � o que, por enquanto, todos est�o apostando", contou o embaixador.

S� Barbuda afirmou que, devido ao fato de ser feriado nesta segunda na It�lia e tamb�m � mobiliza��o internacional em raz�o da ren�ncia, tem encontrado dificuldades de confirmar oficialmente se o futuro Papa vir� ao Brasil em julho. O embaixador disse n�o ter conseguido falar sequer com o cardeal brasileiro dom Jo�o Braz de Aviz, que, atualmente, trabalha no Vaticano.

O representante do Itamaraty na Santa S� tem tentado falar com o cardeal Stanislaw Rylko, prefeito do Pontif�cio Conselho para os Leigos (PCL), �rg�o do Vaticano respons�vel pela organiza��o da jornada e que orienta o Papa em decis�es importantes da Igreja.

O diplomata se comprometeu com o governo brasileiro de repassar ao Itamaraty e ao ministro Gilberto Carvalho um relat�rio atualizado assim que obtiver informa��es precisas sobre a sucess�o na Igreja Cat�lica e sobre o evento da juventude.

Antes de renunciar, Bento XVI havia confirmado presen�a no encontro cat�lico. Nesta segunda, o arcebispo do Rio, dom Orani Tempesta, disse considerar "improv�vel" que o novo Papa n�o compare�a � jornada.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir