Categoria Ciência e Saúde  Noticia Atualizada em 14-02-2013

Câncer faz deputado se licenciar da presidência de frente parlamentar
Homero disse que descobriu câncer no estômago após exames de rotina. Deputado deixa presidência da FPA, mas continua no cargo de parlamentar.
Câncer faz deputado se licenciar da presidência de frente parlamentar
Foto: g1.globo.com

O deputado federal por Mato Grosso Homero Pereira (PSD) anunciou que deve se licenciar da presidência da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA). A partir da próxima semana ele volta a ser submetido a uma série de exames médicos e também dará início à quimioterapia para tratar de um câncer no estômago. A doença fora diagnosticada na última semana durante procedimentos feitos em Brasília e, posteriormente, em São Paulo.

Nesta quinta-feira (14), em Cuiabá, o deputado disse que o tempo de seu afastamento da função vai depender da avaliação médica. "Ainda não sei como será o esquema do tratamento. Só a partir da semana que vem quando sentar com os médicos", disse o deputado durante encontro com jornalistas na capital. Enquanto isso, Luiz Carlos Heinze (PP/RS), deputado federal pelo Rio Grande do Sul, assume interinamente a presidência da FPA. Atualmente, Heinze ocupa a cadeira de vice.

A descoberta do câncer fez com que Homero Pereira também deixe de desempenhar, momentaneamente, a função de líder da bancada mato-grossense na Câmara. Mas em relação a uma eventual licença do mandato federal, dando condições aos suplentes Ságuas Moraes (PT), e à ex-senadora Serys Shlessarenko (sem partido) de assumirem, Pereira diz que a definição só será acertada mediante resposta ao tratamento médico ao qual será submetido.

"Só a partir da próxima semana terei condição de saber", frisou ainda o deputado ao considerar que seu estado de saúde vai determinar se haverá necessidade de se desligar temporariamente da Câmara Federal.

Ainda segundo o deputado, a descoberta do adenocarcinoma no estômago deu-se em uma consulta de rotina. Há 20 anos o deputado passou por tratamento em decorrência de um câncer na garganta.

Pereira tem 57 anos e é produtor rural e técnico agropecuário. Em 1º de fevereiro de 2007 foi empossado na Câmara dos Deputados para a gestão 2007/-2011. Em 2011, após reeleição, ele tomou posse mais uma vez, para o mandato 2011-2015.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir