Categoria Tecnologia  Noticia Atualizada em 15-02-2013

Telefonia fixa tem 4 meses para melhorar
Al�m de cumprir indicadores t�cnicos, operadoras ter�o de fazer pesquisa de satisfa��o com clientes.
Telefonia fixa tem 4 meses para melhorar
Foto: www.tribunahoje.com

A expectativa � de que a partir de junho os consumidores contem com um servi�o de telefonia fixa de melhor qualidade. A Anatel (Ag�ncia Nacional de Telecomunica��es) publicou nesta quinta-feira o Regulamento de Gest�o de Qualidade da Presta��o do Servi�o Telef�nico Fixo determinando que as empresas apresentem melhora no desempenho em 120 dias.

Uma das obriga��es das operadoras � realizar pesquisa de satisfa��o dos clientes, al�m de cumprir os indicadores t�cnicos. O n�mero de erros em conta, um dos maiores problemas enfrentados pelos usu�rios, n�o poder� ser superior a 2,5 para cada mil.

Os call centers das companhias de telefonia fixa precisar�o ser melhores ou contar com mais postos e mais habilitados, porque a meta ser� de 95% para o atendimento das liga��es feitas pelos usu�rios.

Outra determina��o da Anatel � de que pelo menos 93% das liga��es locais ter�o de ser completadas. J� a taxa de completamento de chamadas dos interurbanos (DDDs) e internacionais dever� ser de 92%.

As obriga��es valem para as empresas com mais de 50 mil assinantes, isto �, para as grandes empresas, entre elas Oi, Telefonica, Embratel, GVT, CTBC, TIM e Sercomtel. At� o fim do ano passado o pa�s contava com cerca de 44 milh�es de telefones fixos.

Isto n�o significa que as empresas menores n�o ser�o fiscalizadas e avaliadas pela Anatel, segundo o regulamento. Todos os anos, no m�s de setembro, elas ter�o de publicar na sua p�gina na internet os dados dos pedidos e atendimento dos seus clientes.

O regulamento foi aprovado pelo conselho diretor da ag�ncia do dia 20 de dezembro de 2011, mas passou por uma consulta p�blica entre abril e maio de 2012 e foi analisada por todos os diretores da Anatel.

Setor no topo das reclama��es
A telefonia fixa foi o terceiro servi�o mais reclamado no Procon-SP em 2012, de acordo com balan�o divulgado no m�s passado. J� a telefonia m�vel foi o segundo maior alvo de reclama��es. As mais frequentes foram sobre n�o cumprimento das regras dos pacotes contratados, inoper�ncia e dificuldade de cancelamento do servi�o.

Fonte: www.redebomdia.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir