Categoria Politica  Noticia Atualizada em 18-02-2013

Armênia escolhe seu novo presidente nesta segunda-feira
Votação começou em clima tranquilo, disse chefe da comissão eleitoral. Presidente será eleito para período de 5 anos e poderá se reeleger 1 vez.
Armênia escolhe seu novo presidente nesta segunda-feira
Foto: g1.globo.com

A jornada de votação para escolher nesta segunda-feira (18) o próximo presidente da Armênia começou em um clima de normalidade, sem irregularidades, declarou o chefe da Comissão Eleitoral Central (CEC) armênia, Tigran Mukuchian, à agência de notícias EFE. Concorrem ao cargo Sarkisian - o atual presidente, Raffi Hovhannissian - ex-ministro das Relações Exteriores, Grant Bagratyan - ex-primeiro-ministro, Paruyr Hayrikyan, Andreas Ghukasyan e outros três candidatos.

"O processo de votação transcorre em seu leito natural e até o momento não temos informação sobre denúncias de irregularidades", disse o chefe da CEC a um grupo de jornalistas.

Mukuchian disse que os 1.988 colégios eleitorais das 41 circunscrições do país abriram suas portas às 8h locais (1h de no horário de Brasília).

Segundo a CEC, nas primeiras três horas de votação tinham ido às urnas 275.982 cidadãos, ou 10,92% do censo eleitoral.

O presidente da Armênia é eleito para um período de cinco anos e pode ser reeleito uma só vez. Segundo a legislação eleitoral, para ganhar as eleições presidenciais se requer obter maioria absoluta.

Em caso de nenhum dos candidatos obter mais de 50% dos votos, os dois mais votados vão para o segundo turno, extremo que todos os comentaristas descartam para estas eleições.

História eleitoral
As autoridades estão esperando por um processo pacífico que vai melhorar as chances do país de integração europeia, ao contrário da votação que trouxe Sarkisian ao poder em 2008 e terminou em confrontos nos quais 10 pessoas morreram, segundo a agência de notícias France Presse.

A maioria das pesquisas de opinião consideram Sarkisian uma forte liderança e revelam as forças da oposição não conseguiram encontrar um adversário comum para o líder em exercício, revela a AFP.

Sarkisian tem 59 anos e é um veterano da guerra dos anos 1990 com o Azerbaijão sobre a região disputada de Nagorno Karabakh. Ele tem sua popularidade ligada pela imagem militarista resistente.

A votação desta segunda também é sombreada pela tentativa de assassinato do mês passado contra o candidato presidencial Paruyr Hayrikyan, relata a AFP. O crime ainda não foi solucionado.


Presidente armênio, Serge Sarkisian lança seu voto
durante a eleição presidencial (Foto: AP Photo /
Foto PanARMENIAN, Tigran Mehrabyan)




Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir