Categoria Politica  Noticia Atualizada em 18-02-2013

Fidel Castro saúda retorno de Chávez à Venezuela
O líder cubano Fidel Castro saudou o retorno do presidente Hugo Chávez a Caracas, após "uma longa e angustiante espera" de mais de dois meses em um hospital de Havana, em uma carta publicada nesta segunda por meios de comunicação cubanos.
Fidel Castro saúda retorno de Chávez à Venezuela
Foto: radioitaperunafm.com

"Fico muito feliz que tenha podido retornar ao pedaço da terra americana que tanto ama, e ao povo irmão que tanto te apoia. Foi necessária uma longa e angustiante espera, sua assombrosa resistência física e a consagração total dos médicos (...) para obter este objetivo", disse Castro na carta, publicada pela Agência de Informação Nacional Cubana.

"Você aprendeu muito da vida, Hugo, nestes duros dias de sofrimentos e sacrifícios (...). Viveremos sempre lutando pela justiça entre os seres humanos sem medo dos anos, dos meses, dos dias ou das horas, conscientes, humildemente, de que vivemos na época mais crítica da história de nossa humanidade", acrescentou.

Castro, 86 anos e afastado do poder desde 2006 por problemas de saúde, também agradeceu a ajuda fornecida a Cuba por Chávez, que chegou nesta segunda-feira de forma surpreendente a Caracas mais de dois meses depois de ter sido operado por um câncer em Havana e foi internado no hospital militar para prosseguir com seu tratamento.

"Quando o campo socialista caiu e a URSS se desintegrou (em 1991), o imperialismo, com a faca afiada de seu bloqueio, se propunha a afogar em sangue a Revolução Cubana; a Venezuela, um país relativamente pequeno da dividida América, foi capaz de impedir isso", disse.

Chávez tem sido o principal aliado político e sócio comercial de Cuba desde que assumiu o poder, em 1999. A Venezuela fornece cerca de 100.000 barris diários de petróleo em condições preferenciais a Cuba e compra serviços profissionais (especialmente médicos) que são a principal fonte de divisas da ilha.

A carta de Fidel Castro foi escrita às 20h35 locais de domingo (22h35 de Brasília), mais de cinco horas antes da chegada de Chávez a Caracas. Chávez pousou em Caracas às 7h GMT (4h de Brasília), segundo o vice-presidente venezuelano, Nicolás Maduro.

Fonte: noticias.terra.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir