Categoria Politica  Noticia Atualizada em 19-02-2013

A 5 dias de eleição, quase 1/3 dos italianos estão indecisos
A cinco dias das eleições nacionais italianas, cerca de um terço dos eleitores ainda não decidiram em quem votar ou estão considerando não votar, mostrou uma pesquisa nesta terça-feira, destacando a incerteza sobre o resultado.
A 5 dias de eleição, quase 1/3 dos italianos estão indecisos

A pesquisa do jornal Corriere della Sera mostrou que a proporção de italianos indecisos ou tentados a abster-se caiu dos 51,5% em dezembro, mas permanece em significativos 27,7%, menos de uma semana antes da votação de domingo e segunda-feira.

As últimas pesquisas de intenção de voto divulgadas em 8 de fevereiro, antes de um período de proibição judicial, indicaram que o Partido Democrata, de centro-esquerda, alcançaria uma maioria na câmara inferior, mas terá de formar uma coalizão com o grupo centrista do atual primeiro-ministro, Mario Monti.

A aliança de centro-direita do ex-premiê Silvio Berlusconi estava cerca de 6 pontos percentuais atrás dos líderes. Mas, devido à grande proporção de eleitores indecisos, o resultado ainda é imprevisível, e os últimos dias de campanha serão cruciais.

A publicação de pesquisas é ilegal nas duas semanas que antecedem a eleição de 24 e 25 de fevereiro, mas os analistas estão autorizados a revelar dados sobre as prováveis taxas de participação.

A maior parte dos indecisos é de donas de casa de meia-idade ou pensionistas com níveis relativamente baixos de educação, que vivem principalmente no sul da Itália, e com pouco interesse na política, disse o pesquisador Renato Mannheimer, do instituto Ispo.

"Mais de metade das pessoas que estão atualmente indecisas ou potenciais abstêmias dizem que não podem colocar-se na direita ou na esquerda", disse Mannheimer ao jornal de Milão. Ele acrescentou que é provável que muitas pessoas que ainda estavam indecisas não vão votar, com base em tendências passadas eleitorais.

Mas os índices históricos de comparecimento às urnas sugerem que cerca de 5 milhões de pessoas, ou 10% dos eleitores, vão se decidir nos últimos dias, seduzidas por promessas de última hora de líderes partidários, independentemente do seu lugar no espectro político, disse ele.

Fonte: noticias.terra.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir