Categoria Ciência e Saúde  Noticia Atualizada em 19-02-2013

Mãe diz que bebê morreu por falta de pediatra, em Cacoal, RO
Isabely Vitória morreu após dar entrada no Hospital Materno Infantil. Unidade confirma falta de pediatra, mas diz que bebê chegou sem vida.
Mãe diz que bebê morreu por falta de pediatra, em Cacoal, RO
Foto: g1.globo.com

A pequena Isabely Vitória, de 7 meses, morreu na segunda-feira (18), após dar entrada no Hospital Materno Infantil de Cacoal, RO, com problemas respiratórios. Segundo a mãe da menina, a dona de casa Eliene Samartin Figueiredo, de 22 anos, não havia médico pediatra na unidade de saúde, o que segundo ela, teria contribuído para a morte da filha. Apesar de confirmar a falta de especialista, a diretora do hospital, Sandra Nunes Soares, diz que a criança chegou sem vida à unidade.

Na madrugada da segunda, por volta das 4h, Eliene conta que acordou para amamentar a criança, mas percebeu que a filha estava inconsciente. "Ficamos desesperados e saímos com minha filha para o hospital. Ela chegou viva. Nós vimos isso e uns vizinhos que nos ajudaram também constataram que ela estava respirando", lembra Eliene.

Eliene diz que na última semana foi ao hospital três vezes, e que em todas voltou para casa com receitas de xarope. "Em três consultas foram diagnosticados diferentes problemas, desde bronquite até problemas cardíacos", conta a mãe, que afirmou ao G1 que Isabely não tinha problemas de saúde graves, mas estava com complicações respiratórias e que no sábado (16) ao voltar para mais uma consulta a criança ficou internada até o domingo (17).

Iriel Samartin Figueiredo, tio da criança, afirma que a sensação é de desespero. "Não falo que ela iria sobreviver, mas pagamos nossos impostos para quando chegar a precisar de um hospital tenha um médico especialista para prestar o atendimento. Minha sobrinha podia estar viva se tivesse recebido os procedimentos cabíveis. Creio que houve negligência", reclama o tio.

Segundo a diretora da unidade de saúde, Sandra Nunes, a criança chegou ao hospital sem vida. "Na hora nós não tínhamos pediatras, mas a criança foi recebida por uma clínica geral, que constatou que a criança já havia morrido há algum tempo, mas a mãe não percebeu", garante.

Sandra confirma que apenas dois pediatras se revezam no atendimento às crianças no hospital e que não havia plantonista especialista no momento em que Isabely Vitória chegou à unidade. "Se a criança tivesse chegado viva, iríamos solicitar a presença de um dos nossos pediatras", diz a diretora. O atestado de óbito emitido pelo hospital informa que a causa da morte é indeterminada.

O atestado de óbito apontou a causa da morte de Isabely como indeterminada. Um laudo médico deve indicar o que ocasionou a morte de Isabely, mas não há prazo para o documento ser concluído.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir