Categoria Economia  Noticia Atualizada em 20-02-2013

Receita libera programa do IR no dia 25
Assim como em todos os anos, com a proximidade do in�cio do prazo para o envio da declara��o do Imposto de Renda Pessoa F�sica 2013, em 1� de mar�o, � hora de come�ar a organizar os documentos.
Receita libera programa do IR no dia 25
Foto: www.portalamazonia.com.br

No dia 25, segunda-feira, o programa j� estar� dispon�vel para download. As regras para este ano foram divulgadas ontem pela Receita Federal, com poucas altera��es, por�m, com o cerco mais fechado aos contribuintes.

Conforme determina��o da presidente Dilma Rousseff, at� 2014 os limites para declara��o e dedu��o s�o corrigidos em 4,5%. Est� obrigado a declarar quem recebeu, no ano passado, rendimentos que ultrapassem Rmce_markernbsp; 24.556,65. Empresas e bancos t�m at� o dia 28 para enviar os informes de rendimento.

Dentre as mudan�as que favorecem o contribuinte, destaca-se a inclus�o de um link, por meio do qual o contribuinte poder� optar por reproduzir as empresas relacionadas em declara��es anteriores, tanto fontes pagadoras como recebedoras. Ao clicar na palavra todos, a rela��o dessas entidades passar� a integrar imediatamente o programa atual. Ser� preciso apenas incluir os valores. Outra medida favorece aplicadores da Bolsa de Valores, que agora ter�o um campo para justificar o dinheiro movimentado em sua conta. Segundo o consultor de Imposto de Renda da IOB Folhamatic Antonio Teixeira Bacalhau, muitas vezes a opera��o � feita para cobrir um preju�zo e ser� poss�vel descriminar, se for o caso.

Teixeira destaca algumas especifica��es que a declara��o deste ano ganhou, o que torna maior a necessidade de se relatar em detalhes os rendimentos, j� que o cruzamento eletr�nico das informa��es ser� facilitado. At� o ano passado, a ficha de pagamentos e doa��es era uma s�; em 2013, os assuntos s�o separados. Quem recebe doa��es de at� R$ 35 mil est� isento, por�m, h� a necessidade de especificar valores recebidos. "Quem ganhar quantias acima do limite deve se atentar se o Estado no qual reside cobra o ITCMD (Imposto de Transmiss�o Causa Mortis e Doa��o), com al�quota de 4% sobre o montante", adverte.

Quanto aos rendimentos isentos n�o tribut�veis, que em 2012 contava com 16 campos, neste ano saltou para 25. O consultor destaca a cria��o de espa�o espec�fico para m�dicos residentes que receberam bolsa de estudo e para volunt�rios da Fifa que ganharam benef�cios indiretos.

DOA��ES - Desde o ano passado j� se podia realizar doa��es aos fundos de ajuda � crian�a e ao adolescente inscritos na Receita at� 30 de abril, com dedu��o de at� 3% do total do IR devido na declara��o do mesmo ano. Em 2013, por�m, foi criada ficha pr�pria para doa��es � Uni�o, Estado ou munic�pio, cujas localidades podem ser escolhidas no momento da declara��o, e � emitido um Darf (Documento de Arrecada��o de Receitas Federais) para o pagamento da contribui��o. "A medida foi tomada para evitar que as pessoas deduzissem a doa��o mas se esquecessem de, de fato, recolher o dinheiro para o fundo." Al�m disso, embora o limite de dedu��o para quem doou at� 31 de dezembro (a exce��o de at� abril vale somente para os fundos de ajuda �s crian�as) seja de at� 6% do IR, no ano passado Dilma criou o Pronas/PCD (Programa Nacional de Apoio � Aten��o da Sa�de da Pessoa com Defici�ncia) e o Pronon (Programa Nacional de Apoio � Aten��o Oncol�gica) e autorizou aumentar em 1% a dedu��o no caso de doa��es aos programas, totalizando 7%.

Fonte: www.dgabc.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir