Categoria Policia  Noticia Atualizada em 20-02-2013

Brasileiro agredido na Austrália sai da UTI, mas perde parte da memória
O gaúcho Marcus Vinicius Moraes sofreu traumatismo craniano após desentendimento com seguranças de pub em Sydney.
Brasileiro agredido na Austrália sai da UTI, mas perde parte da memória
Foto: noticias.terra.com.br

O brasileiro Marcus Vinicius Moraes, agredido por seguranças de um pub em Sydney, perdeu a memória recente e parte dos movimentos. Ele já saiu da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), mas não consegue sentar nem caminhar e também não lembra do incidente. Apesar de ainda ter que passar por uma cirurgia para recolocar parte do crânio, o estudante já reconhece as pessoas e articula pensamentos.

Os médicos aconselharam amigos e familiares a omitirem do jovem os detalhes da violência, para mantê-lo calmo durante o processo de recuperação. Marcus Vinicius, que é gaúcho da cidade de Novo Hamburgo, vai precisar de fisioterapia para voltar a andar. Após desentendimento com funcionários do Newtown Hotel, o brasileiro de 27 anos sofreu traumatismo craniano e entrou em coma, no último dia 2. Ele já foi operado duas vezes para controle de uma hemorragia cerebral.

O estudante ainda deve permanecer internado por pelo menos um mês, e a intenção da mãe do rapaz, Andréa Ritter, é levá-lo de volta ao Rio Grande do Sul assim que liberado pelos médicos. O retorno dela ao Brasil está marcado para o dia 3 de março, mas a permanência na Austrália pode ser prorrogada. Andréa procura um advogado para processar o pub e pedir indenização.

Segundo a presidente do Conselho da Comunidade Brasileira na Austrália (Bracca), Socorro Wilkinson, que visitou o jovem no hospital, o caso de Marcus Vinicius serve como mais um alerta para as autoridades brasileiras. "É fundamental orientar os estudantes sobre as diferenças legais e culturais em relação à Austrália. Aqui, um comportamento inconveniente – provocado por bebidas ou drogas - é considerado caso de polícia. No entanto, nada justifica esse tipo de violência", destacou.

No boletim de ocorrências, os funcionários do estabelecimento alegaram que o brasileiro começou a briga, após ter sido retirado do pub. Segundo eles, Marcus Vinicius foi empurrado, caiu e bateu com a cabeça na calçada. Um dos seguranças já foi indiciado por lesão corporal grave e deve comparecer à Corte no dia quatro de março. O porta-voz da Polícia do Estado de New South Wales que trata de assuntos relacionados aos estudantes internacionais, Gavin Dengate, fez uma visita ao Consulado-Geral do Brasil em Sydney, para conversar sobre a investigação.

O incidente envolvendo Marcus Vinicius aconteceu menos de um ano depois da morte de Roberto Laudisio Curti, aos 21 anos. Laudisio foi morto pela polícia australiana, acusado de roubar dois pacotes de biscoitos de uma loja de conveniências, em março de 2012. A presidente do Bracca defende a publicação de uma cartilha com orientações aos estudantes brasileiros. "O conhecimento das leis e da cultura da Austrália é muito importante para evitar outros problemas com nossos jovens no futuro, porque aqui não há tolerância e o uso da força é mais frequente", concluiu.

Fonte: noticias.terra.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir