Categoria Geral  Noticia Atualizada em 20-02-2013

"Liberdade que o povo transpira me deixou apaixonada", diz Yoani Sánchez
A blogueira cubana Yoani Sánchez falou do sentimento em relação ao Brasil. Nesta quarta-feira (20), ela visita a Câmara dos Deputados.

Foto: g1.globo.com

A blogueira cubana Yoani Sánchez vai visitar nesta quarta-feira (20) a Câmara dos Deputados. A ideia é que ela assista ao documentário Conexão Cuba Honduras, que ela ainda não conseguiu assistir por causa de manifestações contra a visita.

Por causa dessas manifestações, fala-se até em pedir proteção da Polícia Federal para garantir a segurança de Yoani. Garantir a liberdade de expressão dela e também dos manifestantes contra visita. Proteção para que tudo aconteça com respeito. A democracia é uma tradição do nosso país.

O policiamento na Faculdade Particular de Feira de Santana foi reforçado para receber Yoani Sánchez, convidada a participar de um debate. O auditório ficou cheio - com cerca de duas mil pessoas, segundo os organizadores.

Yoani sanchéz teve um dia mais tranqüilo na terça-feira. Ela disse que foi mais fácil enfrentar os protestos na Bahia do que a polícia política em Cuba. O policiamento na faculdade particular de Feira de Santana foi reforçado para receber a blogueira, convidada para um debate. O auditório ficou cheio, segundo os organizadores.

Militantes contrários à blogueira levaram cartazes com críticas a ela, mas não houve confusão. Yoani fez uma palestra e depois respondeu a perguntas. Foi aplaudida pela maioria das pessoas.

O dia de Yoani foi bem mais tranquilo do que a véspera. No restaurante onde almoçou, foi recebida com música. Disse que gostou muito e que foi uma boa compensação às hostilidades que enfrentou na segunda. Disse ainda que os protestos a deixaram impressionada, mas não a afetaram porque, em Cuba, está acostumada à difamação, ao insulto, ao ataque.

A blogueira também falou do sentimento em relação ao Brasil: "Isso me deixou apaixonada - a liberdade que o povo transpira, a possibilidade de dizer sim ou não; contra ou a favor. Acredito que é um sentimento que vou levar para minha ilha".

A agenda de Yoani nesta quarta-feira foi alterada. Pelos planos iniciais, ela visitaria pontos turísticos de Salvador e seguiria para São Paulo. Mas a dissidente cubana recebeu um convite para ir à Câmara dos Deputados, em Brasília, e aceitou.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir