Categoria Religião  Noticia Atualizada em 21-02-2013

Bento 16 estuda antecipar início do conclave
A menos de oito dias do final de seu pontificado, Bento 16 estuda uma mudança nas normas que regulam a transição de poderes na Santa Sé para permitir que cardeais possam adiantar o novo conclave, confirmou o Vaticano ontem.
Bento 16 estuda antecipar início do conclave
Foto: www.diariodolitoral.com.br

As regras atuais exigem que o processo seja iniciado em torno do dia 15 de março, mas a cúpula da Igreja já mostrou indícios de querer adiantar as votações. Segundo o vaticanista Andrea Tornielli, citado pelo jornal "La Stampa", a decisão de mudar as normas já foi tomada e vai liberar os religiosos para decidir — a partir do dia 1 de março — se eles mantêm a obrigatoriedade do período de espera de 15 dias ou se ele pode ser reduzido.

O Vaticano confirmou que Bento 16 estuda modificar duas leis aprovadas por seu antecessor, João Paulo 2. Uma é relativa à sede vacante, período em que não há papa. A outra é específica sobre como o conclave é conduzido. As modificações teriam como objetivo harmonizar os dois textos de João Paulo 2 e podem afetar o prazo para o início do conclave, explicou o padre Federico Lombardi, porta-voz do Vaticano.

Segundo jornal, a intervenção de Bento 16 evita o risco de que, mais tarde, o conclave seja contestado ou considerado inválido por não ter seguido à risca a legislação. Para adiantar a votação, religiosos italianos defendiam uma interpretação mais flexível da Constituição Apostólica. No entanto, cardeais poderosos, como Timothy Dolan, de Nova York, e Francis George, de Paris, se opuseram à ideia, diz o "La Stampa".

Fonte: www.redebomdia.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir