Categoria Geral  Noticia Atualizada em 21-02-2013

Ataque a mesquita na fronteira entre Quênia e Somália mata 7
Pelo menos sete pessoas morreram nesta quinta-feira depois que homens armados abriram fogo contra participantes da oração matinal em uma mesquita perto da cidade de Liboi, no Quênia, a cerca de 20 km da fronteira com a Somália.
Ataque a mesquita na fronteira entre Quênia e Somália mata 7
Foto: AFP

O comissário regional de polícia, Maalim Mohammed - citado hoje pelo site do jornal queniano The Standard -, informou que cinco homens morreram dentro do templo, e duas mulheres faleceram enquanto eram socorridas fora dele.

A polícia disseu que ainda não sabe o motivo do ataque e se ele tem relação com os ataques terroristas como os ocorridos no Quênia desde 2011, quando seu exército entrou na Somália para combater a milícia fundamentalista islâmica Al Shabab.

Testemunhas citados pelo jornal disseram que o ataque foi realizado por oito homens armados com fuzis AK47 e que, depois do tiroteio, queimaram as casas próximas ao templo e fugiram. Além disso, testemunhas afirmaram que há muitas pessoas desaparecidas desde o crime.

A mesquita onde aconteceu o ataque de hoje está a 25 km do campo de refugiados de Dadaab, no leste do Quênia. O país africano foi alvo de mais de 40 ataques desde que o exército local iniciou, em 15 de outubro de 2011, uma ofensiva na Somália contra a Al Shabab, que ameaçou em várias ocasiões cometer ataques no Quênia como represália. Estes atentados deixaram mais de cem mortos e 200 feridos.

A incursão militar começou dois dias depois do sequestro de duas voluntários espanholas da ONG Médicos sem Fronteiras em Daabad, o quarto em pouco mais de um mês, todos eles supostamente realizados pela Al Shabab, segundo as autoridades quenianas.

A milícia, que em fevereiro de 2012 anunciou sua união formal com a rede terrorista Al-Qaeda, combate desde 2006 as autoridades somalis e as forças multinacionais da Missão da União Africana na Somália (Amisom) para tentar instaurar um Estado muçulmano de ramo wahhabista no país.

Fonte: noticias.terra.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir