Categoria Politica  Noticia Atualizada em 21-02-2013

Oposição síria diz que Assad não pode ser parte de acordo de paz
A Coalizão Nacional Síria, principal grupo de oposição do país, está disposta a negociar um acordo de paz que encerre a guerra civil, mas sem incluir o presidente Bashar al-Assad.
Oposição síria diz que Assad não pode ser parte de acordo de paz
Foto: jpn.c2com.up.pt

Um comunicado redigido para uma reunião da oposição e visto pela Reuters omite a exigência direta para que Assad deixe o poder, atenuando a posição anterior pelo afastamento do presidente como pré-condição para qualquer negociação.

O documento, a ser debatido em uma reunião da aliança oposicionista a partir de quinta-feira no Cairo, diz que Assad e seu grupo devem ser responsabilizados pela violência dos últimos dois anos na Síria, e que um eventual acordo de paz deve ocorrer com a intermediação dos Estados Unidos e da Rússia.

"Bashar al-Assad e os comandos dos militares e do aparato de segurança são responsáveis pelas decisões que levaram o país ao que é hoje, estão fora do processo político e não são parte de nenhuma solução política na Síria", disse o documento. "Eles precisam ser responsabilizados pelos crimes que cometeram."

A iniciativa partiu do presidente da coalizão, Moaz Alkhatib, um clérigo de Damasco que participou ativamente dos protestos pacíficos ocorridos no início da rebelião contra Assad, em 2011.​

Fonte: noticias.terra.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir