Categoria Geral  Noticia Atualizada em 21-02-2013

Jovem do DF viciado em crack se acorrenta para evitar uso da droga
M�e diz que n�o consegue tratamento adequado na rede p�blica de sa�de. DF ter� cinco Casas Abrigos para interna��o volunt�ria, diz Sa�de.
Jovem do DF viciado em crack se acorrenta para evitar uso da droga
Foto: g1.globo.com

Um jovem viciado em crack, morador de Samambaia, no Distrito Federal, imp�s uma senten�a a si mesmo: acorrentou os p�s com cadeados para evitar sair de casa e comprar a droga.

"Eu prefiro ficar acorrentado porque hoje em dia as coisas n�o est�o brincadeira. � perigoso e tantas pessoas morrem por causa desse v�cio que eu prefiro ficar passando mal com vontade de usar, mas n�o ficar arriscando perder a minha vida", diz o rapaz, que n�o quer ser identificado.

Na casa onde ele mora est�o as marcas da destrui��o causada pelo impulso do v�cio. Um vidro na entrada da resid�ncia est� quebrado, a ma�aneta tamb�m. No lugar h� outras portas arrombadas. Segundo a m�e do rapaz, isso aconteceu quando ele tenta fugir de casa para usar a droga.

"Estou destruindo minha fam�lia. Sou o ca�ula, sempre fui um menino carinhoso. Depois que conheci essa vida, essa droga, minha vida praticamente foi para o fundo do fundo do po�o", comenta o homem.

O rapaz de 25 anos come�ou usar o crack com 15. Ele est� disposto a se internar, mas a fam�lia n�o consegue uma cl�nica.

"Tem muito tempo que a gente est� lutando para conseguir uma cl�nica", relata a m�e do rapaz. "Na verdade, o poder p�blico n�o tem. A gente procura, eles mandam a gente para o Caps [Centros de Aten��o Psicossocial] e o Caps n�o funciona. Eles fazem uma visita e v�o embora, marcam um retorno para daqui a tr�s, quatro meses

Em nota, a Secretaria de Sa�de informou que o DF n�o possui pol�tica de interna��o compuls�ria de pacientes usu�rios de droga. Segundo a pasta, o modelo a ser adotado no Distrito Federal ter� cinco Casas Abrigos, a serem inauguradas nos pr�ximos dias, onde os usu�rios poder�o ficar em tratamento por tempo indeterminado, por livre vontade.

Atualmente o tratamento de usu�rios de drogas ocorre com apoio dos Caps - o DF tem 14 deles, sendo sete especializados em �lcool e drogas, seis para atendimento a adultos e um para crian�as e adolescentes. Nos centros n�o h� interna��es. Al�m dos Caps, o Distrito Federal conta com um hospital psiqui�trico e um Centro de Orienta��o Psicossocial (COMPP), diz a Secretaria de Sa�de.

O homem reconhece a destrui��o causada pela droga. "O sofrimento que eu estou passando eu n�o desejo pra ser humano nenhum na Terra."

"O desejo de uma m�e � ver o sucesso do filho, que ele tenha uma vida digna. E ele est� vivendo um momento muito triste, porque ele n�o tem controle sobre ele mesmo", fala a m�e do jovem.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir