Categoria Politica  Noticia Atualizada em 22-02-2013

Rússia e China se opõem a intervenção militar na Coreia do Norte
Rússia e China disseram nesta sexta-feira que se opõem a qualquer intervenção militar estrangeira na Coreia do Norte após o recente teste nuclear realizado pelo país de regime comunista.
Rússia e China se opõem a intervenção militar na Coreia do Norte
Foto: noticias.terra.com.br

Os chanceleres dos dois países condenaram o teste da semana passada, mas disseram que qualquer ação contra a Coreia do Norte tem que ser acordada na ONU, onde Rússia e China têm poder de veto como membros permanentes do Conselho de Segurança.

"Nós somos contra a realização de um teste nuclear na Coreia do Norte", disse o ministro das Relações Exteriores chinês, Yang Jiechi, em entrevista coletiva conjunta após reunião com o chanceler russo, Sergei Lavrov, em Moscou. "O Conselho de Segurança deve dar uma resposta adequada... mas a ação deve ser direcionada para a paz na península coreana", disse ele.

Lavrov disse que China e Rússia concordaram que é "extremamente importante não permitir que a situação... possa ser usada como pretexto para a intervenção militar." O mais recente teste da Coreia do Norte, o terceiro desde 2006, provocou alertas dos EUA e de outros países sobre a possível ampliação das sanções impostas ao Estado isolado.

O Conselho de Segurança da ONU já reforçou as sanções a Pyongyang após o lançamento de um foguete de longo alcance em dezembro. A Coreia do Norte está proibida sob sanções da ONU de desenvolver tecnologia de mísseis ou nuclear depois dos testes nucleares de 2006 e 2009.

Fonte: noticias.terra.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir