Categoria Geral  Noticia Atualizada em 25-02-2013

Rússia abre guerra ao tabaco
A Rússia vai passar a ter severas restrições ao fumo em muitos lugares públicos. O Presidente, Vladimir Putin, promulgou esta segunda-feira um diploma que entrará progressivamente em vigor a partir de Junho.
Rússia abre guerra ao tabaco
Foto: www.publico.pt

Calcula-se que um terço dos russos sejam fumadores.

A partir de 1 de Junho de 2013 será proibido fumar nos locais de trabalho, nas entradas dos edifícios de apartamentos, em parques infantis, praias, e a menos de 15 metros das entradas do metropolitano, de aeroportos e de outros meios de transporte, segundo a BBC.

Um ano depois, a proibição de fumar alarga-se a comboios e navios de longa distância, hotéis, restaurantes, bares, cafés, lojas e a plataformas de comboios suburbanos.

A lei sobre "a protecção da saúde das pessoas contra o perigo do tabagismo passivo e as consequências do consumo do tabaco" proíbe também às tabaqueiras o recurso à publicidade e apatrocínios. Estão igualmente previstos o aumento dos impostos sobre o tabaco e a fixação de um preço mínimo do maço de cigarros.

A nova legislação segue de perto recomendações feitas em 2011 pela Organização Mundial de Saúde.

Quando, em Outubro, o primeiro-ministro, Dmitri Medvedev, anunciou a intenção de aprovar a legislação disse, segundo a AFP, que a Rússia se tinha tornado o "país com maior número de fumadores do mundo", com 44 milhões de pessoas, o equivalente a um terço da população. O tabaco mata todos os anos mais de 400 mil russos, disse.

Fonte: www.publico.pt
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir