Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 25-02-2013

TEMOS 2 OUVIDOS E UMA BOCA, PORTANTO DEVEMOS...
Em uma época de tecnologias, ouvir é uma qualidade fundamental.
TEMOS 2 OUVIDOS E UMA BOCA, PORTANTO DEVEMOS...

A capacidade de ouvir ajuda a desvendar novos caminhos está ligado ao conhecimento. Há quem diga que a qualidade de vida e o bem estar dependem da qualidade daquilo que estamos ouvindo.

Ouvir significa entender, escutar conselhos, razões, opiniões, também ouvir coisas que lhe fazem bem espiritualmente. "Às vezes sinto vontade de ouvir minhas músicas favoritas, mas as vezes, gosto de ouvir o nada, o silêncio".

Existem algumas razões pelas quais não ouvimos eficazmente os outros:

Não aprendemos como ouvir:
Uma pesquisa mostra de que forma dividimos nossa comunicação: 9% escrevendo, 16% lendo, 33% falando e 40% ouvindo.

Mesmo antes de entrarmos na escola, nossos pais trabalham conosco para desenvolver nossas habilidades de escrever, ler e falar. A seguir, durante toda nossa educação fazemos cursos para melhorar estas habilidades básicas.

Além disso, poucas pessoas crescem em um ambiente familiar tendo um bom ouvinte como exemplo. Durante toda nossa vida recebemos feedback positivo quando falamos corretamente ou mostramos nossa sabedoria por algo que dissemos. Contudo, raramente somos elogiados por nossa capacidade de ouvir.

No entanto, vemos que cursos de audição são normalmente parte de treinamentos avançados em comunicação ou psicologia. Essa é uma constatação triste considerando a quantidade de pesquisas que agora estão disponíveis a respeito de valores da audição na construção de relacionamentos eficazes.

· Ouvir requer muita atenção
A maioria das pessoas tem dificuldade em se concentrar. De fato temos orgulho em fazer muitas coisas ao mesmo tempo, o que realmente impede a concentração. Você provavelmente sabe que uma pessoa normal pensa de quatro a cinco vezes mais rápido do que pode falar. Isso significa que temos a capacidade mental de pensar a respeito de mais de uma coisa de uma só vez e muitas pessoas fazem exatamente isso enquanto a outra está falando. Fazemos todos os tipos de coisas, planejamos as respostas, pensamos a respeito de nossa reunião com o nosso chefe, avaliamos o que a outra pessoa está dizendo, decidimos se concordamos ou não com suas opiniões.

Penso que as conversas seriam bem mais produtivas se simplesmente estivéssemos dispostos a ouvir e compreender o que o outro tem a dizer.

www.facebook.com/ElioGoncalves
[28]8100.1216
[28]9987.6466

Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Elio Gonçalves    |      Imprimir