Categoria Geral  Noticia Atualizada em 26-02-2013

Israel repatriou mil refugiados sudaneses sem informar ONU
Israel repatriou no ano passado pelo menos mil refugiados sudaneses sem informar a ONU, em uma opera��o secreta que envolveu um terceiro pa�s, denunciou o jornal Haaretz nesta ter�a-feira.
Israel repatriou mil refugiados sudaneses sem informar ONU
Foto: www.jn.pt

Os refugiados foram levados para o Sud�o, um pa�s em estado de guerra com Israel e que no passado fez amea�as a qualquer cidad�o que tenha pisado em territ�rio israelense. Uma fonte oficial disse ao jornal que Israel pagou as passagens dos sudaneses e sem revelar a proced�ncia dos refugiados os enviou para seu pa�s de origem por meio de uma escala.

Uma parte dos repatriados se encontrava em pris�es israelenses pela entrada ilegal no pa�s, de acordo com uma nova lei aprovada em junho de 2012, segundo a qual as autoridades podem deter qualquer imigrante sem documentos.

A lei provocou uma grande pol�mica, porque com ela Israel evita conceder status de refugiados a muitos imigrantes da �frica Subsaaariana que faziam esse pedido ap�s sua chegada pela fronteira com o Egito.

Segundo a ONU, a repatria��o de prisioneiros n�o � considerada um ato volunt�rio e a ag�ncia para os refugiados do organismo, a Acnur, advertiu Israel em 2008 de que esta a��o significa "um grave preju�zo ao acordo" assinado pelo pa�s com a ag�ncia das Na��es Unidas, que prev� n�o devolver os imigrantes caso suas vidas e liberdades corram perigo.

Fonte: noticias.terra.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir