Categoria Geral  Noticia Atualizada em 27-02-2013

Papa Bento XVI inicia despedida do Pontificado no Vaticano
O papa Bento XVI despede-se hoje dos fi�is. A �ltima audi�ncia p�blica do Pontificado vai reunir milhares de pessoas no Vaticano.
Papa Bento XVI inicia despedida do Pontificado no Vaticano
Foto: diariodigital.sapo.pt

Nesta quarta-feira, o Papa Bento XVI vem a p�blico no Vaticano para indicar seu ciclo final de despedida em frente ao Minist�rio de S�o Pedro. Na Pra�a S�o Pedro, onde se esperam 100 mil pessoas, ele realizar� a �ltima das suas tradicionais audi�ncias das quartas-feiras antes de oficializar, amanh�, sua ren�ncia ao mais alto cargo da Igreja Cat�lica.

Os olhos voltaram-se com aten��o e curiosidade para o Vaticano desde que, no �ltimo dia 11, Bento XVI surpreendeu ao anunciar sua ren�ncia por incapacidade f�sica. Somente o quarto Papa em toda a hist�ria cat�lica a abdicar do posto, a a��o de Joseph Ratzinger ati�ou especula��es sobre uma suposta crise pol�tico-espiritual no Vaticano.

Pouco ou nada das teorias, todavia, foi confirmado, de modo que a comunidade cat�lica chega a esta hist�rica quarta-feira focada no adeus ao Papa e � crescente �nsia pelo novo nome que liderar� umas das maiores religi�es monote�stas do planeta.

Hoje, o Papa pronunciar� a habitual catequese e realizar� o tradicional percurso entre o p�blico no papam�vel. Al�m da despedida, a �nica novidade � que n�o haver� o beija-m�o final (o reduzido grupo de cardeais, bispos e personalidades aos quais costuma saudar todas as quartas-feiras), j� que todo mundo teria vontade de se despedir, e assim se evitam prefer�ncias.

Devem participar da audi�ncia algumas personalidades pol�ticas como o presidente da Eslov�quia, Ivan Gasparovic; os capit�es regentes de San Marino e o copr�ncipe de Andorra, Joan Enric Vives. Essas personalidades ser�o cumprimentadas depois, em particular, na sala Clementina do Pal�cio Apost�lico.

A cerim�nia da ren�ncia segue nesta quinta-feira, quando Bento XVI deixar� o Pal�cio Pontif�cio do Vaticano �s 16h55 de Roma (12h55 de Bras�lia) do dia 28. Acompanhado do Secret�rio de Estado, o cardeal Bertone, ele ir� ao heliporto do Vaticano, de onde viajar� de helic�ptero at� Castelgandolfo, 30 km ao sul de Roma.

No heliporto da Vila Pontif�cia, Bento XVI ser� recebido pelas autoridades civis e religiosas locais e, por volta das 17h30 locais (13h30 de Bras�lia), ir� ao p�rtico da resid�ncia de ver�o dos pont�fices para saudar os fi�is daquela diocese.

Este ser� o �ltimo ato p�blico do Papa, e o �nico sinal vis�vel que anunciar� que Bento XVI j� n�o � mais papa ser� dado �s 20h locais, quando a Guarda Su��a que presta guarda na porta do pal�cio de Castelgandolfo concluir� seu servi�o e deixar� o local. A partir desse momento, a Guarda Su��a deixar� de prestar servi�o a Ratzinger (que adotar� o t�tulo "Papa em�rito"), cuja seguran�a continuar� garantida pela Gendarmaria Vaticana.

Findo o processo da ren�ncia, come�a o da sucess�o. No dia 1� de mar�o, j� em plena S� Vacante - o per�odo entre o falecimento ou ren�ncia de um papa at� que seja eleito o sucessor -, o decano do Col�gio Cardinal�cio, o cardeal Angelo Sodano, convocar� os cardeais �s reuni�es preparat�rias do Conclave, cuja data ser� decidida nos pr�ximos dias. Visto que o dia 1� � sexta-feira, o mais prov�vel � que a primeira congrega��o de cardeais aconte�a no dia 4, na semana seguinte.

Fonte: www.jb.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir