Categoria Religião  Noticia Atualizada em 27-02-2013

Bento XVI faz última audiência pública
Milhares de pessoas foram na Praça São Pedro para ouvir o papa. Cerimônia foi aberta com a leitura da carta do apóstolo Paulo.
Bento XVI faz última audiência pública
Foto: g1.globo.com

O papa Bento XVI fez sua última audiência pública hoje (27) de manhã, na Praça São Pedro, no Vaticano. Foi um momento histórico. Milhares de pessoas foram até lá para ouvir Bento XVI e para prestar a última homenagem a ele.

Bento XVI chegou à praça no papamóvel. Foi recebido por milhares de fiéis e saudou a todos durante o percurso. A multidão lotou a Praça São Pedro para acompanhar a última audiência pública do pontificado de Bento XVI. Em um gesto que aproximou ainda mais o papa da multidão, Bento XVI deu um beijo em uma criança.

O Brasil, o maior país católico do mundo, também estava representado, diante do momento histórico para a Igreja Católica. A cerimônia foi aberta com a leitura da carta do apóstolo Paulo, em vários idiomas, inclusive em português.

Por volta das 7h, horário de Brasília, o papa começou a falar. Ele disse que estava emocionado, agradeceu ao grande número de fiéis que estavam na praça e agradeceu também a Deus pelo dia bonito.

Ele repetiu que tomou a decisão de renunciar em plena consciência da gravidade e da novidade da atitude e que sente profunda serenidade de espírito. Falou que o pontificado é cheio de alegrias, mas destacou que ser papa é um peso muito grande e que enfrentou marés bravas e ventos fortes.

Bento XVI pediu que todos rezassem pelos cardeais, que agora terão a importante missão de escolher o novo pontífice. Ele disse que tem confiança no futuro da Igreja e que sabe que nunca mais terá uma vida privada e que permanecerá em oração.

O papa foi aplaudido de pé pelos cardeais e pelos bispos. Bento XVI acenou e sorriu, depois leu um resumo do discurso em várias línguas. A cerimônia foi encerrada com o Pai Nosso em latim.

O clima no Vaticano foi de muita serenidade. Apesar de toda a emoção, papa e fiéis estavam serenos. Ele estava visivelmente certo da decisão que tomou e os fiéis dando sinais de que, afinal, entenderam os motivos do papa.

Além disso, não houve morte, mas sim uma renúncia e está acontecendo uma transição. Bento XVI vai continuar na igreja e manterá o título de Papa Emérito. Poderá não ter mais poder na cúpula da Igreja Católica, mas com certeza permanecerá para sempre no coração dos fiéis.

Nesta quinta-feira (28), às 7h (horário de Brasília), o papa Bento XVI se despede dos cardeais e, por volta das 13h, decola de helicóptero para Castel Gandolfo.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir