Categoria Ciência e Saúde  Noticia Atualizada em 27-02-2013

Mulher volta a andar após doença que a fez ter 60 kg em cada perna
Sophia Loots foi picada por um mosquito e desenvolveu filaríase. Sul-africana ficou cinco anos na cama.
Mulher volta a andar após doença que a fez ter 60 kg em cada perna
Foto: g1.globo.com

Uma mulher sul-africana que chegou a ter mais de 60 kg em cada perna voltou a andar após cinco anos sem sair da cama. A recuperação só veio quando ela superou a vergonha que tinha e procurou um médico. As informações são do jornal inglês "Daily Mail".

Sophia Loots tinha vergonha do tamanho de suas pernas porque pensava que elas estavam apenas gordas. Na verdade, a mulher tinha uma doença chamada filaríase, também conhecida como elefantíase, que provoca o inchaço das pernas.

A doença acontece quando um mosquito contaminado pica a pessoa e deposita larvas de vermes na pele. Esses vermes entram no corpo e provocam obstrução nos vasos linfáticos – que transportam um líquido importante para o sistema imunológico. A obstrução provoca uma retenção exagerada dos líquidos, principalmente nas pernas, causando um inchaço como o que Sophia teve.

Como ficou anos na cama, Sophia acabou engordando, de fato. Além de não ter como se exercitar, ela contou que o tédio também fazia com que ela exagerasse na alimentação. "A comida era meu único conforto no fim. No espaço de cinco anos, eu perdi tudo, mal podia me considerar uma mãe", afirmou ao "Daily Mail".

Após procurar apoio dos médicos, Sophia já conseguiu ter retirados os vermes que estavam alojados no corpo e o líquido que causava o inchaço. Ela passou ainda por uma cirurgia para remover o excesso de pele no local. A mulher ainda está com 127 kg, mas pretende seguir uma dieta e voltar a uma vida saudável. "Dar meus primeiros passos em cinco anos foi emocionante", definiu.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir