Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 28-02-2013

O VÔO DA ÁGUIA NO CÉU
Introdução: 1 - Todos nós admiramos a águia, ave notável “…pelo seu tamanho, força, figura imponente, agudeza de vista e vôo poderoso” (Dic. Michelas–UOL).
O VÔO DA ÁGUIA NO CÉU

Devido ao seu vigor e imponência, ela pode designar pessoas de grande engenhosidade e perspicácia. Lembramo-nos aqui, do grande estadista brasileiro Rui Barbosa, que em razão de sua privilegiada inteligência demonstrada na Segunda Conferência de Paz em Haia (1907), recebeu a alcunha de "Águia de Haia".

2. Em razão destas qualidades a águia pode ser um símbolo significativo do cristão verdadeiro. Certamente, já ouvimos muitos sermões envolvendo comparações entre a maneira de ser da águia e a maneira de ser daquele que serve a Deus. Neste primeiro capítulo, queremos enfocar o "vôo da águia", fato deslumbrante para o escritor de Provérbios.

3. Vejamos quais são as características do vôo deslumbrante da águia, que podem se aplicar figurativamente a cada um de nós como filhos de Deus:

I – O VÔO DA ÁGUIA NOS SUGERE QUE O VERDADEIRO FILHO DE DEUS DEVE TER UMA MENTE VOLTADA PARA COISAS ELEVADAS

1. Sabemos que a águia vive nas alturas e constrói seu ninho nos mais altos picos!

2. Embora sejamos crentes, não podemos perder de vista que estamos inseridos neste mundo. Quer queiramos, ou não, somos do mundo e fazemos parte dele. Quando Jesus orou a "oração sacerdotal", fez a seguinte observação acerca de seus discípulos: "E eu já não estou mais o mundo, mas eles estão no mundo…", Jo 17.11. Observe a expressão "eles estão no mundo". O mundo é nosso campo de vida e ação!

3. Porém, embora pertençamos a este mundo não precisamos e nem podemos nos envolver com suas práticas pecaminosas. Na mesma oração Jesus disse ao Pai: "Não peço que os tires do mundo, mas que os livres do mal", Jo 17.15. Esta palavra de Jesus nos relembra o fato de que somos cidadãos dos céus e por esta razão não podemos permitir que o mal nos domine, e ainda devemos lutar para que nossas mentes sejam voltadas para o alto, para os valores mais elevados, para aquilo que é eterno.

4. Com certeza, a Palavra de Deus nos adverte quando ao fato de pensarmos nas coisas elevadas:

a) As "coisas do alto", devem ser objeto de nossa constante busca, "PORTANTO, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus", Cl 3.1. Observe que Paulo está falando da ressurreição de Cristo, dizendo que todos aqueles que se tornaram filhos de Deus pela fé, dela participaram espiritualmente. Ressurretos com Cristo através do "novo nascimento", nossa busca agora não deve ser concentrada em valores terrenos, mundanos, mas de valores celestiais.

b) Hoje podemos pensar nas coisas do alto, porque recebemos através do Espírito Santo a "mente de Cristo", "Porque, quem conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo", 1 Co 2.16. Devemos considerar nossa maneira antiga de pensar como algo devidamente ultrapassado. Paulo nos adverte de maneira clara o que agora deve ocupar nossos pensamentos: "Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai", Cl 4.8.

c) Porém, para manter nossa mente voltada para os valores do reino, ela precisa ser constantemente renovada, transformada, "E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus", Rm 12.1. Somente experimentaremos a perfeita vontade de Deus, permitindo que nossos pensamentos sejam devidamente transformados pela ação do Espírito Santo em nós.

5. Assim como a águia voa alto, precisamos também viver acima dos padrões deste mundo!

Elio Gonçalves é um grande adimirador de quem pensa GRANDE pois nunca viu alguém pronunciar algo sobre Alexandre o pequeno mas sim Alexandre "O GRANDE."

Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Elio Gonçalves    |      Imprimir