Categoria Geral  Noticia Atualizada em 28-02-2013

Presidente Dilma divulga mensagem para o Papa Bento XVI
Pela primeira vez, a presidente Dilma Rousseff se manifestou oficialmente a respeito da decis�o de Bento XVI de renunciar ao Papado.
Presidente Dilma divulga mensagem para o Papa Bento XVI
Foto: noticias.terra.com.br

A mensagem foi divulgada em nota na manh� desta quinta-feira. "Ao findar o seu Papado, manifesto o meu respeito pela decis�o de Vossa Santidade de renunciar � C�tedra de S. Pedro", disse a presidente no comunicado. Hoje �s 16h, no hor�rio de Bras�lia, Bento XVI deixa de ser Papa, segundo programa��o do Vaticano.

Na nota, Dilma diz recordar os gestos de apre�o com que o Pa�s foi distinguido nesses �ltimos anos. "S�o marcos hist�ricos no relacionamento entre a Santa S� e o Brasil a escolha de Aparecida do Norte para sediar a V Celam (Conselho Episcopal Latino-Americano), que ensejou a sua visita ao Pa�s, a canoniza��o do primeiro Santo brasileiro, Dom Antonio Galv�o de Fran�a, assim como a hist�rica decis�o de realizar a Jornada Mundial da Juventude na cidade do Rio de Janeiro", considerou a presidente. "Desejo que essa nova fase de recolhimento o encontre com sa�de e paz", completou.

No �ltimo dia 13, o secret�rio-geral da Presid�ncia da Rep�blica, Gilberto Carvalho, disse que a posi��o do governo brasileiro sobre a ren�ncia do papa Bento XVI � de respeito e rever�ncia pela decis�o. "Estamos atentos � chegada do novo Papa para retomar as conversa��es do governo brasileiro com a Santa S� no melhor n�vel poss�vel. N�o nos cabe nos pronunciar sobre a natureza da decis�o do Papa", declarou.

Na ocasi�o, Carvalho ressaltou que o posicionamento tamb�m era o da presidente Dilma Rousseff. O ministro disse ainda que n�o houve pressa do governo brasileiro em se pronunciar sobre a ren�ncia de Bento XVI e que o epis�dio da campanha presidencial de 2010 foi superado. Na �poca, o Papa recomendou que os l�deres da Igreja no Brasil orientassem a popula��o a n�o votar em candidatos a favor da legaliza��o do aborto. A CNBB de S�o Paulo, pouco antes, chegou a distribuir carta desaconselhando o voto em Dilma, e depois recuou.

Fonte: noticias.terra.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir