Categoria Geral  Noticia Atualizada em 28-02-2013

EUA: massacres em escolas motivam professores a aprender a atirar
O recente massacre em uma escola dos Estados Unidos e a pol�mica do controle de armas no pa�s motivaram centenas de professores da Fl�rida a aprender a usar armas de fogo ou ao menos mostrar interesse em ter aulas de tiro.
EUA: massacres em escolas motivam professores a aprender a atirar

A trag�dia da pequena cidade de Newtown (Connecticut), onde um jovem matou seis adultos e 20 crian�as de 6 e 7 anos no col�gio Sandy Hook, foi o estopim para que v�rios professores do estado decidissem aprender a usar pistolas.

"Os professores t�m muito medo e por isso entram em contato conosco", explicou � Ag�ncia Efe Lenny Bogdanos, instrutor de tiro da empresa de seguran�a International Executive Protection, localizada em Oak Grove, no litoral oeste da Fl�rida.

At� agora, a empresa instruiu para o uso de pistola gratuitamente mais de 200 professores do condado de Pinellas, mas recebe diariamente centenas de e-mails de professores de outras �reas do estado, mostrando interesse por receber aulas de tiro.

"Recebemos centenas e centenas de e-mails diariamente de professores do estado que querem aprender a tirar com pistola", ressaltou Bogdanos.

Para o instrutor, as aulas de tiro com pistola (de quatro horas de dura��o) s�o muito positivas para os professores, j� que os ajudariam a superar o medo e aumentar o autocontrole em situa��es de risco.

"Se voc� educa as pessoas no uso de armas de fogo, esse conhecimento depois se transforma em poder porque anulam o medo e ganham confian�a. Quando as pessoas t�m confian�a, ficam mais consciente de seu entorno e sabem o que fazer em uma situa��o extrema, como conduzi-la", explicou.

"� como nadar. Se voc� n�o sabe nadar, tem medo", comparou o profissional do tiro.

Os repetidos massacres em escolas americanas exauriram e indignaram a sociedade e geraram um movimento a favor de um controle maior de armas para evitar trag�dias semelhantes � de Columbine - onde 13 pessoas foram mortas e 23 foram feridas por dois estudantes que depois se suicidaram - e a mais recente, de Newtown.

Apesar das medidas aprovadas em janeiro pelo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, para um maior controle de armas e para refor�ar a seguran�a nas escolas, os professores da Fl�rida n�o parecem dispostos a esperar.

De fato, o interesse dos educadores da Fl�rida em aprender a atirar aumentou tanto, que a International Executive Protection aproveitou para oferecer-lhes instru��o gratuita de manejo e tiro com pistola.

No entanto, Bogdanos esclareceu que sua empresa n�o defende que os professores portem armas de fogo nos col�gios, embora opine que "os col�gios, crian�as e professores, devem ser protegidos com guardas armados".

"Simplesmente apoiamos os professores e lhes oferecemos de gra�a um curso de instru��o no manejo de pistolas", disse.

A Fl�rida � um dos estados americanos onde as armas geram mais fasc�nio na popula��o, especialmente as submetralhadoras. N�o por acaso, foi o primeiro estado a superar o milh�o de armas registradas nos EUA.

Segundo os dados do Departamento de Agricultura do estado, no final de novembro de 2012 havia na Fl�rida 182.010 titulares de porte de arma entre 18 e 35 anos; 267.223 entre 36 e 50 anos; 324.740 entre 51 e 65 anos e 219.189 mais velhos.

A supera��o de um milh�o de armas registradas aconteceu logo depois que o jovem Adam Lanza, de 20 anos, matou a pr�pria m�e com armas que ela mesma colecionava e guardava em casa.

Lanza foi em seguida � escola de Newtown onde sua m�e trabalhava, perpetrou o massacre e em seguida se suicidou.

Fonte: noticias.terra.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir