Categoria Geral  Noticia Atualizada em 28-02-2013

Vítimas de pedofilia exigem que cardeal mexicano não participe do conclave
Vítimas de abuso sexual e pedofilia por parte de padres publicaram uma carta para exigir que o cardeal Norberto Rivera Carrera, primaz da Igreja Católica no México, se abstenha de participar do conclave para eleger o sucessor do papa Bento XVI.
Vítimas de pedofilia exigem que cardeal mexicano não participe do conclave

Os autores da carta assinalam que o cardeal Rivera Carrera acobertou vários padres pedófilos, incluindo o finado Marcial Maciel, fundador da congregação Legionários de Cristo e acusado de abusos sexuais contra menores.

"Exigimos que o cardeal Norberto Rivera Carrera não participe do Conclave que ocorrerá no Vaticano" em março, destaca a carta firmada por José Barba Martín e Joaquín Aguilar, vítimas de abuso sexual, e por Alberto Athié, ex-sacerdote defensor de vítimas de pedofilia.

Desde 1997, quando os abusos de Maciel surgiram na imprensa mexicana, Rivera Carrera "jamais se arrependeu publicamente de seus insultos às vítimas ou reconheceu publicamente sua responsabilidade por acobertar Marcial Maciel e muitos sacerdotes pedófilos". Também "não pediu perdão público às vítimas por todos os danos durante tantos anos".

A carta acusa ainda o cardeal Rivera Carrera de autorizar a transferência do padre Nicolás Aguilar a Los Angeles, no Estado americano Califórnia, onde abusou de 26 menores, mesmo após violentar vários meninos em Tehuacán, Puebla, no centro do México. O documento cita ainda o caso de Carlos López, que abusou de vários menores em uma igreja no sul da Cidade do México, fato ignorado por Rivera Carrera.

Em uma das decisões mais emblemáticas de seu papado, Bento XVI obrigou Marcial Maciel, em maio de 2006, a "renunciar a todo ministério" e a se "retirar para uma vida de orações".

Fonte: noticias.terra.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir