Categoria Religião  Noticia Atualizada em 01-03-2013

Bento XVI vira Papa Emérito após renúncia inédita em quase 600 anos
Os últimos momentos de Bento XVI foram de pura emoção, como em toda despedida de um Papa. Mas com uma diferença: o Papa estava vivo, testemunhando o fim do próprio papado.
Bento XVI vira Papa Emérito após renúncia inédita em quase 600 anos
Foto: g1.globo.com

Os últimos momentos de Bento XVI foram de pura emoção. Foi um dia histórico, cheio de símbolos e ritos. Sobrou emoção, como em toda despedida de um Papa. Mas com uma diferença: desta vez, o Papa estava vivo, testemunhando o fim do próprio papado. Foi uma situação inédita em quase 600 anos.

Deixar o Vaticano e ir para o céu. Quantos papas já fizeram esse caminho? Mas não de helicóptero. Bento XVI partiu do Vaticano no fim da tarde, sobrevoou Roma, onde tinha tempo para começar a se habituar a essa tão brusca mudança de altitude.

De Papa de todos os católicos para uma vida escondida. Foi um percurso simbólico de Roma, a cidade eterna e grande, para um vilarejo discreto nas montanhas, à beira de um lago.

A decisão de abandonar glória e poder o tornaram mais admirado, mais popular. Quando chegou a Castelgandolfo fazia exatamente essa viagem a caminho da discrição.

Em vez da Praça São Pedro, enorme, uma pracinha de nome Liberdade. Justo liberdade, a qualidade que Bento XVI usou para decidir mudar de vida.

Na sacada, frágil, já com 85 anos, próximo dos 86, Bento XVI parecia em comunhão com os que estavam embaixo. O sentimento dos fiéis parecia ser um espelho do dele: gratidão.

De braços abertos, palavras de agradecimento. Bento XVI falou para todos de como esse era um dia diferente. Quando se despediu, se virou e desapareceu da vista de todos, deixou a impressão de que mais diferente ainda vão ser todos os dias seguintes da vida dele.

Faltavam ainda duas horas de papado, que só terminou oficialmente quando os homens da Guarda Suíça deixaram seus postos de sentinela e entraram no palácio, simbolizando assim que não havia mais um Papa para se proteger.

O agora Papa Emérito Bento XVI terá a segurança feita pela polícia do Vaticano. Para o mundo então, ficava anunciada pela internet e pelas redes sociais a expressão ‘Sé Vacante’, quando a Igreja está sem chefe, por causa de morte ou nesse caso, por um raríssimo ato de renúncia.

Em abril, Bento XVI faz 86 anos, mas decidiu consagrar o resto da vida dele para a reza e reflexão. Ele continua em Castelgandolfo por dois meses, e depois se muda definitivamente para um convento dentro do Vaticano.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir