Categoria Ciência e Saúde  Noticia Atualizada em 01-03-2013

Campinas confirma 107 bebês com tuberculose
Surto ocorrido em maternidade pode ter contaminado até 120 recém-nascidos.
Campinas confirma 107 bebês com tuberculose
Foto: www.bemparana.com.br

A Secretaria de Saúde de Campinas, no interior de São Paulo, anuncia hoje a conclusão de exames realizados em mais de mil crianças nascidas entre janeiro e junho de 2012, em uma das alas do Hospital e Maternidade Madre Theodora, que tiveram contato direto ou indireto com uma técnica em enfermagem com tuberculose.

Os resultados apontam que pelo menos 107 bebês foram contaminados - incluindo os 3 primeiros recém-nascidos identificados na rede pública com a doença, que desencadearam as investigações.

Esse é o segundo caso de um surto de tuberculose em maternidade com registro na literatura médica. O primeiro ocorreu na Itália, em 2004.

Do total de recém-nascidos contaminados com o bacilo de Koch em Campinas, 17 desenvolveram a tuberculose e os outros 90 estão infectados, mas a doença não se manifestou - casos chamados de infecção latente. Nos dois casos, as crianças são tratadas com antibióticos, por seis meses.

A Secretaria de Saúde e o Hospital e Maternidade Madre Theodora devem anunciar hoje que ainda há outros 13 casos em investigação, que podem elevar para 120 o total de crianças contaminadas. Pelo menos 1.050 bebês passaram por exames, desde setembro, quando começou a triagem. A estimativa era que 1,3 mil seriam analisados.

"A lição que se tira de um caso raro como esse é a importância da exigência de exames periódicos de profissionais de saúde em hospitais, para que se evite infecções como a que ocorreu", afirma a coordenadora de tuberculose da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia, Eliana Dias Matos. Ela explica que quem foi contaminado, mas não teve a doença, precisa de tratamento também, porque a tuberculose pode se manifestar algum dia. A doença é infecciosa e tem cura. Em recém-nascidos, tanto o diagnóstico como o tratamento são mais difíceis.

Transmitida pelo bacilo de Koch, ela é conhecida por afetar principalmente os pulmões, mas também pode atingir outros órgãos. Bebês não são transmissores da bactéria.

O surto de Campinas começou a ser investigado em agosto, após a Vigilância em Saúde ser comunicada pela rede pública do atendimento de três crianças com tuberculose, que tinham em comum o fato de terem nascido no Madre Theodora. O hospital investigou o caso e localizou uma funcionária com tuberculose pulmonar. A técnica em enfermagem estava em férias desde o dia 1.º de julho e foi afastada antes de voltar ao trabalho, para se tratar. Depois disso, foi montado um protocolo de diagnóstico nos recém-nascidos.

Fonte: estadao.br.msn.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir