Categoria Geral  Noticia Atualizada em 01-03-2013

Presidente da África do Sul condena agressão a taxista moçambicano
O Presidente da África do Sul, Jacob Zuma, condenou hoje a agressão pela polícia sul-africana de um taxista moçambicano que acabaria por morrer, considerando "horríveis, perturbadoras e inaceitáveis" as imagens do incidente.
Presidente da África do Sul condena agressão a taxista moçambicano
Foto: sicnoticias.sapo.pt

As imagens, captadas por um vídeo amador e que estão a correr o mundo, mostram o taxista Mido Macia, de 27 anos, preso a uma carrinha da polícia e arrastado por uma estrada de alcatrão ao longo de 400 metros.

A vítima acabou por ser encontrada morta numa cela da esquadra da polícia de Daveyton, na província de Gauteng, e a autópsia revelou que morreu na sequência de ferimentos na cabeça, que lhe provocaram hemorragia interna.

"As imagens do incidente são horríveis, perturbadoras e inaceitáveis", disse Jacob Zuma em comunicado, acrescentando que "nenhum ser humano deve ser tratado daquela maneira".

A comissária nacional da polícia, Riah Phiyega, informou ter instruído o comissário provincial da polícia de Gauteng, Phumzo Gela, "para que inicie imediatamente uma investigação interna ao incidente" e lhe dê conta dos resultados urgentemente.

Segundo a sua porta-voz, Brig Phuti Setati, a comissária nacional está a acompanhar "de forma muito séria" o incidente, que "condena fortemente".

Brig Setati garantiu que a polícia irá "cooperar completamente" com os inspetores responsáveis pela investigação para garantir que se faz justiça. Os polícias envolvidos neste caso foram entretanto suspensos de funções.

O diretor da Amnistia Internacional para a África austral, Noel Kututwa, descreveu a morte do taxista como "chocante". "Este incidente revoltante, que envolve uso de força excessiva, é o último de um padrão cada vez mais perturbador de brutalidade policial na África do Sul", disse.

O embaixador moçambicano na África do Sul, Fernando Fazenda, também se manifestou na quarta-feira "horrorizado" com a agressão e garantiu que um responsável da embaixada está a acompanhar o caso juntamente com a família da vítima.

O incidente ocorreu na quarta-feira quando o taxista moçambicano foi detido por agentes sul-africanos após uma discussão sobre estacionamento numa praça de táxi em Daveyton.

Depois de resistir a entrar no carro da polícia, Mido Macia foi algemado à traseira do veículo policial que, de seguida, se pôs em marcha, arrastando o jovem.

Em comunicado, citado pelo jornal Daily Sun, um porta-voz da direção da polícia de investigação independente sul-africana justificou a detenção de Mido Macia com o facto de este ter retirado a arma de fogo de um dos agentes.

Contudo, o subtenente da polícia sul-africana conseguiu recuperar a arma do motorista de táxi, devolvendo-a ao seu colega.

"Os policiais colocaram o suspeito na parte de trás do carro da polícia e levaram-no para a estação onde ele foi detido. O taxista foi encontrado morto às 09:15", escreve o jornal sul-africano, acrescentando que o moçambicano terá sido espancado até à morte.

Fonte: sicnoticias.sapo.pt
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir