Categoria Policia  Noticia Atualizada em 01-03-2013

Confronto com a polícia malaia deixa 10 rebeldes filipinos mortos
Pelo menos dez pessoas morreram e outras quatro ficaram feridas nesta sexta-feira no nordeste da Malásia após um enfrentamento entre a polícia malaia e um grupo de seguidores filipinos do sultão de Jolo, informaram fontes dos rebeldes.
Confronto com a polícia malaia deixa 10 rebeldes filipinos mortos
Foto: noticias.terra.com.br

O porta-voz do sultão de Jolo, Abraham Idjirani, indicou em Manila que os mortos são membros do grupo filipino que desembarcou há mais de duas semanas em Sabah para reivindicar essa província da ilha de Bornéu.

Por outro lado, a Embaixada da Malásia em Manila disse que não há vítimas, enquanto o governo filipino, que durante essa semana tentou convencer os militantes a deixarem Sabah, confirmou o tiroteio mas não a ocorrência de mortos.

Idjirani afirmou em entrevista coletiva que as forças de segurança malaias atacaram o grupo de 180 filipinos, 30 deles armados, que se encontram cercados na cidade de Lahad Datu.

Na terça-feira passada, o sultão de Jolo, Jamalul Kiram III, insistiu em manter seus homens em Sabah apesar da ordem emitida pelo presidente das Filipinas, Benigno Aquino, para que retirasse seus seguidores.

Kiram III, que vive nos arredores de Manila, insiste que Sabah faz parte do sultanato de Jolo e que, portanto, seus seguidores não cometeram delito algum. As forças de segurança malaias têm o grupo cercado desde 12 de fevereiro, enquanto negociam uma saída pacífica.

O sultão de Jolo orquestrou essa ação após entender que sua reivindicação sobre Sabah ficou de fora do acordo de paz alcançado entre o governo filipino e a Frente Moro de Libertação Islâmica (FMLI), a principal organização separatista das Filipinas.

Fonte: noticias.terra.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir