Categoria Geral  Noticia Atualizada em 01-03-2013

Casais gays de Campinas preparam casamento coletivo com 54 noivos
Cart�rios de S�o Paulo passam a registrar uni�es gays a partir desta sexta. Prefeitura recebeu 27 pedidos para cerim�nia marcada para 21 de mar�o.
Casais gays de Campinas preparam casamento coletivo com 54 noivos
Foto: g1.globo.com

Em vez de uma festa, barzinho ou ida ao cinema, o cen�rio que aproximou o enfermeiro aposentado Carlos Alberto do Nascimento e o auxiliar administrativo Ivair Fernandes Barbosa, h� 18 anos, foi o Hospital de Cl�nicas da Unicamp, em Campinas (SP). Com nomes gravados nas alian�as, eles contam os preparativos para uma cerim�nia que reunir� 54 noivos e celebram o in�cio dos casamentos gays em cart�rios paulistas, a partir desta sexta-feira (1�).

"Infelizmente nos conhecemos quando meu pai estava doente. Acho que a data � um marco para os homossexuais e, para n�s, ser� uma esp�cie de bodas de prata antecipada", conta Barbosa.

O primeiro casamento comunit�rio entre pessoas do mesmo sexo, em Campinas, est� marcado para o dia 21, no Cart�rio de Registro Civil de Pessoas Naturais do 3� Subdistrito. Na sequ�ncia, haver� uma confraterniza��o no Museu da Imagem e do Som (MIS), no Centro.

O auxiliar administrativo, de 43 anos, lembra que conheceu o companheiro, de 52, ap�s pedir transfer�ncia na empresa onde trabalhava em Cordeir�polis (SP). Ele conta que o casal possui o documento da uni�o est�vel h� dez anos, mas far� quest�o de participar da uni�o comunit�ria. "Estamos ansiosos. J� compramos as roupas e, ap�s o casamento, vamos comemorar em Ubatuba [litoral de S�o Paulo]", adianta Barbosa.

Sobre a possibilidade do casal adotar uma crian�a, ele pondera. "Apesar de sermos favor�veis � ideia de que um filho deve ser amparado por um casal homossexual ao inv�s de estar na rua, n�o temos inten��o", explicou o auxiliar.

Em ritmo de tango
O jornalista e diretor da Escola Jovem LGBT de Campinas, Deco Ribeiro, de 41 anos, diz que gostaria de vestir traje semelhante ao usado pelo pr�ncipe William no casamento com Kate Middleton, em abril de 2011. "Ficaria muito caro. Serei mais tradicional, vou usar um fraque", brinca o noivo de Chesller Moreira, a drag queen Lohren Beauty.

O educador lembra que pediu Lohren, de 30, em casamento h� sete anos, com presen�a de familiares e troca de alian�as. "A gente decidiu esperar uma conjuntura mais favor�vel, sem brigas na Justi�a. Quer�amos que o casamento fosse reconhecido como casamento", define.

Ao mencionar o trabalho feito na escola que oferece cursos de drag queen, cinema e literatura para adolescentes, Ribeiro acredita que a possibilidade dos casais gays oficializarem a uni�o nos cart�rios ajudar� na quebra do preconceito.

"Antes, todos a partir dos 18 anos tinham o direito de casar no civil, menos os gays. A legitimidade do STF [Supremo Tribunal Federal] vai retirar parte desta carga negativa sofrida principalmente pelos jovens na fam�lia, estado ou igreja. Agora eu posso ser gay, porque isso � legal", pondera o jornalista.

Ribeiro admite que ainda n�o escolheu o bolo e as novas alian�as. Enquanto a noiva planeja o desenho do vestido para a festa, ele pensa no destino para a lua de mel. "Nossos amigos v�o decidir este presente. Acho que ser� Buenos Aires", arrisca em bom humor.

Legisla��o
A norma que regulamenta o casamento civil entre pessoas do mesmo sexo foi publicada pelo Tribunal de Justi�a do Estado de S�o Paulo (TJ-SP) em dezembro do ano passado. A partir desta sexta-feira, casais gays que quiserem oficializar a uni�o n�o precisar�o recorrer � Justi�a.

O Supremo Tribunal Federal (STF) reconheceu o casamento gay em maio de 2011.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir