Categoria Geral  Noticia Atualizada em 02-03-2013

No Rio, Dilma vai a inaugurações
A presidente Dilma Rousseff (PT) inaugurou ontem na Ilha do Governador o Hospital Municipal Evandro Freire, que terá capacidade para 6 mil atendimentos mensais e poderá atender pessoas dependentes do crack.
No Rio, Dilma vai a inaugurações
Foto: diariodonordeste.globo.com

A unidade custou cerca de R$ 57 milhões.

Durante a cerimônia, a presidente enalteceu as realizações do seu governo e as parcerias nos campos político e administrativo com o governador Sergio Cabral e com o prefeito Eduardo Paes, ambos do PMDB e presentes na inauguração.

"Sempre vim aqui ao Rio quando era ministra-chefe da Casa civil na companhia do presidente Lula. E no momento em que o Sergio Cabral foi eleito foi consagrada uma parceria muito importante. Com a eleição do Eduardo Paes, a parceria ficou muito melhor porque reuniu o governo federal, o Estado e a prefeitura", disse. Dilma parabenizou o Rio e seus moradores pelo aniversário da cidade e não falou com a imprensa.

Outra inauguração

O governador do Rio culpou os "governos anteriores" pelo abandono da Nuclep (Nuclebrás Equipamentos Pesados) e disse que a presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva são os responsáveis pela retomada e investimentos na estatal. Ao lado de Dilma durante a cerimônia de inauguração, ontem, da Ufem (Unidade de Fabricação de Estruturas Metálicas) no complexo naval de Itaguaí, ele também disse que a região vive e simboliza "o novo momento" do Brasil.

"A Nuclep estava abandonada pelos governos anteriores. O presidente Lula resgatou e a senhora (Dilma)agora dá outro sentido (ao investimento)", disse Cabral, no discurso. Segundo ele, a empresa era "um cemitério de ferro velho".

"Se prosseguirmos pelo litoral, senhora presidenta, chegaremos ao estaleiro Verolme, que era capim puro e que agora tem mais de 7.000 trabalhadores empregados graças às demandas e à política de conteúdo nacional que a senhora, como presidente do conselho da Petrobras, ministra da Casa Civil e, antes, de Minas e Energia, e o presidente Lula, mudaram a história do conceito de conteúdo nacional e desenvolvimento", disse.

Dilma, por sua vez, citou em discurso a recuperação da estatal. "Foi na Nuclep que mostramos ser possível construir com mãos, cérebros e vontade de brasileiros e brasileiras, esses investimentos", disse.

Verdadeira epopeia

Antes, porém, a presidente agradeceu o governador. Segundo a presidente, Sérgio Cabral é "um grande parceiro do governo federal nessa verdadeira epopeia que tem sido construir, no Rio, uma infraestrutura que permita ao país se afirmar no mundo, mas sobretudo, se desenvolver de forma soberana".

Fonte: diariodonordeste.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir