Categoria Geral  Noticia Atualizada em 02-03-2013

Conservador, canadense ganha força como candidato a papa das Américas
O cardeal mexicano Norberto Rivera Carrera, 70 anos, estava entre os favoritos para suceder o Papa Bento XVI, mas anunciou que iria se "autodescartar" da corrida para continuar o seu trabalho no país.
Conservador, canadense ganha força como candidato a papa das Américas
Foto: noticias.terra.com.br

A decisão pode beneficiar outro cardeal da América do Norte, o canadense Marc Ouellet, 68 anos, ex-arcebispo de Québec. Além de falar espanhol e ter fortes laços com a América do Sul, Oullet pode reforçar as posições mais conservadoras da Igreja.

A saída de Carrera da disputa limita ainda mais as possibilidades do próximo papa ser latino-americano, num quadro em que já haviam poucos candidatos. Mas se quiser agradar aos latinos, a Igreja pode optar por Marc Ouellet, que trabalhou por onze anos na Colômbia e desde 2010 lidera a Pontifícia Comissão para a América Latina, organismo que estuda os problemas doutrinais e pastorais da Igreja.

A opção por Ouellet, que também é prefeito da Congregação dos Bispos, faz sentido caso a Igreja esteja buscando um equilíbrio entre a inovação e a tradição. O cardeal seria diferente por não ser europeu, mas não realizaria grandes reformas de doutrina, já que é considerado extremamente conservador dentro da Igreja Católica.

Durante o seu período como arcebispo de Quebéc, de 2003 a 2010, Ouellet foi veemente ao manifestar suas opiniões sobre os problemas da sociedade moderna. Entre os episódios que marcaram o seu cargo, estão o seu testemunho no Senado canadense contra o casamento gay em 2005, e um discurso contra o aborto em casos de estupro durante um protesto em 2010.​

Fonte: noticias.terra.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir