Categoria Geral  Noticia Atualizada em 04-03-2013

Prêmio Nobel da Paz 2013 tem nº recorde de 259 candidatos
Um recorde de 259 candidatos, entre eles 209 indivíduos e 50 organizações, figuram na disputa para o prêmio Nobel da Paz, que será atribuído em outubro em Oslo, anunciou nesta segunda-feira o instituto Nobel.
Prêmio Nobel da Paz 2013 tem nº recorde de 259 candidatos
Foto: br.noticias.yahoo.com

"A tendência é de alta, nem todos os anos, mas quase", declarou à AFP o diretor do Instituto Nobel, Geir Lundestad. "Isto reflete um interesse crescente pelo prêmio. As indicações vêm do mundo inteiro", disse.

O recorde anterior remonta a 2011, ano em que 241 candidaturas foram apresentadas. O comitê mantém em segredo a lista durante 50 anos, mas os padrinhos podem revelar publicamente os nomes dos candidatos.

Entre as candidaturas conhecidas, figuram neste ano a da adolescente paquistanesa Malala, a do ex-presidente americano Bill Clinton, do presidente reformista birmanês Thein Sein e de militantes europeus dos direitos humanos, como a ONG russa Memorial.

Parlamentares e ministros de todos os países, alguns professores universitários, ex-premiados e membros de certas organizações internacionais e do comitê Nobel, ou seja, milhares de pessoas, estão habilitadas a apresentar uma candidatura.

A escolha do comitê Nobel será anunciada no início de outubro e o prêmio será entregue no dia 10 de dezembro, aniversário da morte do fundador do prêmio, o empresário e filantropo sueco Alfred Nobel (1833-1896). Em 2012, o Nobel da Paz foi concedido à União Europeia.

Fonte: noticias.terra.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir