Categoria Geral  Noticia Atualizada em 05-03-2013

Rebeldes sírios capturam prefeito da cidade de Al Raqa
Os rebeldes sírios capturaram o prefeito da cidade setentrional de Al Raqa, Hassan Yalili, e o secretário-geral do partido governante Baath nesta cidade, Suleiman al Suleiman, informaram nesta terça-feira fontes opositoras.
Rebeldes sírios capturam prefeito da cidade de Al Raqa

O porta-voz da brigada Deraa al Uma do Exército Sírio Livre (ELS) na província vizinha de Aleppo, Abdullah Asani, indicou à agência EFE que as capturas ocorreram durante uma operação dos insurgentes, mas não quis dar mais detalhes.

O Observatório Sírio de Direitos Humanos confirmou esses dados e acrescentou que um oficial da Polícia morreu e outro foi aprisionado pelos rebeldes nos enfrentamentos desencadeados ao redor do palácio do prefeito de Al Raqa.

Ontem, os opositores tomaram o controle de grande parte de Al Raqa, capital da província homônima, após duros combates contra as forças do regime que causaram dezenas de mortes de ambos os lados.

O porta-voz da Frente Islâmica Síria (FIS), que protagoniza essa operação, Abu Omar al Suri, assegurou à Efe que os rebeldes estavam a ponto de "libertar" toda a cidade, a primeira capital provincial que poderia cair completamente nas mãos da insurgência.

Os rebeldes conseguiram esses avanços após tomar o quartel de Al Hayana, onde confiscaram uma grande quantidade de armas e veículos militares do Exército leal a Bashar al-Assad.

A cidade de Al Raqa se encontra na margem setentrional do rio Eufrates, 160 quilômetros ao leste de Aleppo, e em 2004 tinha mais de 220 mil habitantes, aos quais se somaram dezenas de milhares de deslocados nos últimos meses.

Fonte: noticias.terra.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir