Categoria Politica  Noticia Atualizada em 05-03-2013

Venezuela - Morre Hugo Chavez aos 58 anos
O presidente Hugo Ch�vez da Venezuela morreu ontem � tarde depois de uma longa batalha contra o c�ncer
Venezuela - Morre Hugo Chavez aos 58 anos
Foto: www.feemjesus.com.br

CARACAS, Venezuela - O presidente Hugo Ch�vez da Venezuela morreu ontem � tarde depois de uma longa batalha contra o c�ncer, o governo anunciou, deixando para tr�s uma na��o amargamente divididos nas garras de uma crise pol�tica que se tornou mais aguda q

Foto: www.rededemocratica.org

Leia Tamb�m
Morre o l�der venezuelano Hugo Ch�vez
Morre o l�der venezuelano Hugo Ch�vez
Nova infec��o respirat�ria agrava sa�de de Hugo Ch�vez
Capriles: ataques de Maduro tapam "grande mentira" por tr�s de Ch�vez
Oponentes marcham e pedem provas de que Hugo Ch�vez est� vivo
Ch�vez faz quimioterapia e "est� animado", diz vice da Venezuela

O respeitad�ssimo jornal norte americano The New York publicou neste momento uma informa��o quente de que presidente Hugo Ch�vez, da Venezuela morreu. Confira a mat�ria na �ntegra.

CARACAS, Venezuela - O presidente Hugo Ch�vez da Venezuela morreu ontem � tarde depois de uma longa batalha contra o c�ncer, o governo anunciou, deixando para tr�s uma na��o amargamente divididos nas garras de uma crise pol�tica que se tornou mais aguda quando ele adoece por semanas, silencioso e de vista em hospitais de Havana e Caracas.

Sua sa�da de um pa�s dominou por 14 anos lan�a em d�vida o futuro de sua revolu��o socialista. Ele altera o equil�brio pol�tico na Venezuela, o quarto maior fornecedor de petr�leo estrangeiro para os Estados Unidos, e na Am�rica Latina, onde Ch�vez liderou um grupo de na��es inten��o em reduzir a influ�ncia americana na regi�o.

Ch�vez mudou a Venezuela de forma fundamental, capacitar e energizante milh�es de pessoas pobres que sentiram marginalizados e exclu�dos.

Mas regra de Ch�vez tamb�m ampliaram as divis�es da sociedade. Sua morte � a certeza de trazer mais mudan�as e incertezas vasto como o pa�s tenta encontrar o seu caminho sem a sua figura central.

Com a morte do presidente, a Constitui��o diz que o pa�s deve "proceder a uma nova elei��o" em 30 dias, e que o vice-presidente deveria assumir no mesmo per�odo. A elei��o � prov�vel que pit vice-presidente Nicol�s Maduro, a quem Ch�vez designou como seu sucessor pol�tico, contra Henrique Capriles Radonski, um governador de Estado jovem que dirigia contra Ch�vez na elei��o presidencial em outubro.

Mas tem sido aquecido debate nos �ltimos meses sobre interpreta��es conflitantes da Constitui��o, � luz da doen�a de Ch�vez, e � imposs�vel prever como a transi��o p�s-Ch�vez continuar�.

Partid�rios de Ch�vez chorou e correu para as ruas em paroxismos de luto.

Ch�vez foi dado um diagn�stico de c�ncer em junho de 2011, mas durante todo o seu tratamento manteve muitos detalhes sobre seu segredo doen�a, recusando-se a dizer que tipo de c�ncer ele tinha ou onde em seu corpo que ocorreu. Ele tinha tr�s opera��es a partir de junho de 2011 a fevereiro de 2012, bem como o tratamento de quimioterapia e radia��o, mas o c�ncer continuou voltando. Os tratamentos de cirurgia e mais outros foram feitos em Cuba.

Ent�o, em 08 de dezembro, apenas dois meses depois de ganhar a reelei��o, Ch�vez surpreendeu a na��o anunciando em um discurso televisionado sombrio que ele precisava ainda outra cirurgia.

Essa opera��o, o seu quarto, teve lugar em Havana em 11 de dezembro. Na sequ�ncia, sombrio com cara de assessores descreveu o processo t�o complexo e disse que seu estado era delicado. Eles finalmente notificado do pa�s de complica��es, sangramento primeiro e depois uma infec��o pulmonar grave e dificuldade de respira��o.

Ap�s as opera��es anteriores, Ch�vez frequentemente apareceu na televis�o enquanto se recuperava em Havana, postou mensagens no Twitter ou foi ouvido em chamadas telef�nicas feitas a programas de televis�o sobre uma esta��o de governo. Mas depois de sua cirurgia dezembro, ele n�o foi visto novamente em p�blico, e sua voz se calou.

Os assessores de Ch�vez anunciou que, eventualmente, um tubo foi inserido em sua traqu�ia para ajudar a respira��o, e que, como resultado, ele teve dificuldade em falar. Foi o �ltimo paradoxo para um homem que nunca pareceu em uma perda para palavras, muitas vezes improvisando por horas em um momento na televis�o, arengando, cantando, palestras, recitando poesia e discursar.

Enquanto as semanas se arrastava, as tens�es aumentaram na Venezuela, e que a situa��o se cada vez mais bizarro. Funcion�rios do governo de Ch�vez se esfor�ou para projetar uma imagem de neg�cios como de costume e desviou inevit�veis ​​perguntas sobre um v�cuo no topo. Ao mesmo tempo, o pa�s lutava com uma economia desequilibrada, preocupado com o aumento dos pre�os e escassez de produtos b�sicos de escalada.

A oposi��o, enfraquecida ap�s as derrotas nas elei��es presidenciais em outubro e as elei��es para governador, em dezembro, em que seus candidatos perderam em 20 dos 23 estados, procurou manter a press�o sobre o governo.

Hugo Chavez morre aos 58 anos na Venezuela

Fonte: New York Times
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir