Categoria Economia  Noticia Atualizada em 06-03-2013

Cacau importado da África prejudica produtores da Bahia
Produtores de cacau realizaram um protesto contra os preços. Importação derruba os valores e ainda pode trazer doenças.
Cacau importado da África prejudica produtores da Bahia
Foto: www.tribunadabahia.com.br

Produtores de cacau se reuniram na sede da Faeb, Federação de Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia, em Salvador, e também no sul do estado para protestar.

A principal reclamação é o valor pago pela arroba, R$ 57. Os produtores dizem que o preço deveria ser de pelo menos R$ 82.

Everaldo Sobral vive em um assentamento com 36 famílias e conta que todos estão com dificuldade para cobrir os custos da lavoura.

Como forma de protesto, os agricultores foram até o Porto de Ilhéus e queimaram 20 sacas de cacau. Eles dizem que a entrada do produto importado está prejudicando a atividade no Brasil. Na última segunda-feira (04), um navio vindo da África, carregado com cinco mil toneladas de amêndoas, aportou em Ilhéus.

Segundo os cacauicultores, outro problema com a chegada do cacau importado da África em navios também representa um risco ambiental. As amêndoas poderiam trazer pragas que não existem no Brasil.

A Bahia responde por 60% da safra nacional de cacau e para o presidente da Associação dos Produtores de Cacau da Bahia, Guilherme Galvão, a concorrência com a África é desleal.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir